WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

19/09/2019 - Dia Nacional da Pessoa com Deficiência teve programação especial

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi celebrado nesta quinta-feira (19) na Praça da Concha Acústica. O evento, promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds)/Departamento de Proteção Básica e Seção de Apoio à Pessoa com Deficiência, com apoio da Usina Santo Ângelo,  reuniu apresentações culturais das instituições, palestras e debates.

A ação contou com parcerias com empresas, Sine Municipal (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação), Sine Estadual, INSS e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) na captação de vagas de empregos e realização conjunta do Dia “D” de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS no Mercado de Trabalho.

Uma das palestras tratou sobre maneiras de inclusão, o que as pessoas podem fazer para realizar a inclusão dentro da própria família e ajudar na autonomia da pessoa com deficiência.  Keila Afonso Silva, coordenadora do Projeto de Inclusão Social Portas Abertas, aponta a importância da mudança de pensamento sobre como enxergar essas pessoas: “Trouxemos todos os protagonistas dessa ação, para além de ingressar no mercado de trabalho, conversarmos, debater sobre os avanços, as conquistas, e o que a gente espera destes próximos anos para que efetivamente a inclusão aconteça. Para que não sejam tratados como deficientes, mas sim como cidadãos”, ressalta.

O secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Cury, enfatizou a importância da conscientização sobre o desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e do debate de propostas de transformações sociais em prol deste público. “Temos um diferencial esse ano. Uberaba é a primeira cidade de Minas a unir o Dia de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho ao Dia Nacional de Luta, entendendo que as ações se unificam quando se busca inclusão através da promoção”, enfatiza o secretário.

No espaço reservado para os Sines Municipal e Estadual, INSS e Sedese, as pessoas com deficiência presentes tiveram a oportunidade de cadastrar seus currículos para as vagas específicas. Élder Árcega, que gerencia a Sala Mineira do Empreendedor e coordena o Sine Municipal, conta que são mais de 20 vagas para auxiliar de linha de produção, de limpeza e administrativo especificamente para PCDs e reabilitados. “Hoje também celebramos o dia “D” e diante disso, a Sedec, através do Sine, fez uma captação ativa de vagas de emprego para esse público específico”, relata Árcega.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar