WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

18/09/2019 - Encontro regional

Uberaba mostrou trabalho comprometido da educação inclusiva na rede municipal

 

O “Encontro Regional: Conhecendo o Trabalho de Educação Inclusiva em Uberaba” teve início com exposição das produções dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Educação Especial e Labor, na Galeria Anatê, da Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães”, na manhã desta quarta-feira (18) na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães. Além da equipe da Secretaria de Educação/ Departamento de Inclusão, participaram alunos da Rede e representantes de cidades da região convidados para os eventos.

 “Nunca mais Uberaba será a mesma em Educação Inclusiva. Nunca mais as famílias receberão ou aceitarão qualquer tipo de educação que não seja inclusiva. Os pés precisam ir onde o coração quiser chegar. Quem nunca vivenciou uma situação de exclusão, dificilmente consegue fazer uma inferência, uma leitura daquilo que acontece nas nossas escolas. Lá em 2013 plantamos sementes de girassóis - literalmente Van Gogh - e, hoje, colhemos flores que, independente do tempo, se viram para o sol. Me sinto feliz e nem é como educadora e sim, como cidadã porque uma outra escola e educação são possíveis sim”, declarou a secretária de Educação de Uberaba, Silvana Elias. fazendo referência ao tema da exposição.

Maria Aparecida de Paula, irmã de Ricardo Luiz, aluno do Labor e portador da Síndrome de Down, falou dos avanços que o Projeto proporcionou: "Ele não teria a mobilidade que tem hoje, caso não estivesse participando das atividades. Alcançou confiança, autonomia e responsabilidade, e até vai ao supermercado sozinho fazer compras", conta.

A educadora Luciana Rosário, de Pedrinópolis (MG), se emocionou. "Ver um trabalho consagrado revigora nossa energia. Serve como suporte para nós que trabalhamos com a educação especial. Vimos que executar a Educação Inclusiva de qualidade é mais  viável diante das possibilidades e não só coisa de televisão. Aqui tivemos demonstração através dos alunos e da equipe que o trabalho em Uberaba é concreto", declara Luciana.

Apresentações artísticas do departamento de Arte e Cultura, à tarde no anfiteatro da Prefeitura, reuniu profissionais da educação, os vereadores Alan Carlos e Rubério Santos, presidente e membro da Comissão de Educação. Denise Rodovalho Scussel, chefe do Departamento de Educação Inclusiva, apresentou ações, projetos e dados do que tem sido realizado nas escolas, no Crei – Centro de Referência em Educação Inclusiva e outros locais, como no atendimento domiciliar e hospitalar.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar