WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

11/09/2019 - Prefeitura implementa Programa de Educação Ambiental para Coleta Seletiva

Conscientização, cidadania e coletividade pautam o Programa de Educação Ambiental da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Intitulado de PEACS - Programa de Educação Ambiental para Coleta Seletiva, o objetivo é desenvolver a educação ambiental com ênfase na gestão da coleta seletiva de resíduos sólidos. O trabalho será, no primeiro momento, em condomínios residenciais.

Segundo secretário de Meio Ambiente, Marlus Salomão, o piloto do programa está sendo no bairro Santa Maria. O objetivo é gradativamente que todos os cidadãos tenham consciência de que estão colaborando ambientalmente e socialmente, já que o material reciclável é uma fonte de emprego e renda. “Implementaremos esta ação com o pé no chão, começando pequeno mas com uma visão grande. A partir do momento que esta etapa no Santa Maria se consolidar vamos expandindo”.


Marlus destaca que os condomínios residenciais do bairro foram mapeados, diagnosticados e já foi iniciado o contato direto com os moradores. “Os cidadãos são peças fundamentais para que haja a separação do material e a coleta seletiva por meio da Cooperu. É um programa participativo, cujo objetivo é ir expandindo para escolas, universidades, empresas e outras instituições da sociedade civil organizada de cada bairro”, reforça ele.


A partir de um trabalho em rede, o modelo adotado consiste no sistema de coleta binária, que separa e destina os resíduos recicláveis e não recicláveis. “A gestão de resíduos sólidos tem firmado-se como um dos maiores desafios enfrentados pelos municípios no caminho da sustentabilidade urbana. O lixo é considerado um problema socioambiental grave, já que ele desencadeia impactos à saúde pública e à preservação dos recursos naturais. Portanto é um projeto significativo”, avalia Marlus Salomão.


Educação - A gerente do Programa, Letícia Rezende Giani, explica que a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que a gestão ambiental é compartilhada com a população. “Para obter resultados é necessário que a população compreenda a importância do seu papel neste cenário. É a partir da educação ambiental que vamos trabalhar esta conscientização”.


O Programa, segundo a gerente, está sendo implantado gradativamente e passa pelas etapas de diagnóstico, intervenção, monitoramento e avaliação das ações do PEACS, sempre respeitando a cultura local e a participação da comunidade, através de ações educativas, preservação do meio ambiente e apoio ao desenvolvimento das cooperativas de recolhedores de material reciclável, visando maior qualidade de vida para todos.


Jorn. Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar