Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Educação e Cultura

10/09/2019 - Conferência Municipal de Educadores finalizará documento da BNCC nesta quinta

A Secretaria de Educação de Uberaba realizará, nesta quinta-feira (12), às 18h30, no auditório da Escola Municipal Frei Eugênio, a Conferência Municipal de Educadores – “A Construção da Matriz Curricular da Rede Municipal de Ensino à Luz da BNCC”, para o fechamento do texto final, conforme diretrizes do documento federal, homologado em 2017. A reunião será aberta à comunidade a todos os interessados.


A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.


De acordo com as determinações do MEC, os estados e municípios têm até 2020 para adequar suas matrizes curriculares à BNCC. No caso de Uberaba, serão sugeridos temas como a Lei 10.639, a representatividade do Zebu e de Peirópolis, por exemplo.


Para a chefe de Departamento do Ensino Fundamental, Miriã Barbosa Rosa, o objetivo é que o documento sirva como subsídio norteador aos professores da rede, de modo que possa auxiliá-los como instrumento de apoio no processo de aprendizagem. “O Município está atendendo à determinação do Ministério da Educação e executa o trabalho com a participação de todos da comunidade escolar. A expectativa é de que esse documento atenda a proposta da Secretaria de Educação de oferecer educação de qualidade, garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns”, declara Miriã.


Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.


A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.


Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub