WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

07/09/2019 - Plenarinho ampliado promove discussões importantes com jovens da rede municipal

Alunos dos Grêmios Estudantis e integrantes de oficinas do Circo do Povo matriculados nas unidades da rede participarão, neste semestre, do projeto “Plenarinho Ampliado”, uma atividade extramuros. A proposta consiste em reunir, a cada encontro, três escolas do mesmo território em uma unidade e proporcionar um ambiente mais dinâmico para os jovens. O projeto é uma proposta do Departamento de Projetos Especiais da Secretaria de Educação de Uberaba (Semed).


A ideia do Plenarinho surgiu quando foi feita uma busca abordando a temática “protagonismo juvenil” em vários sites governamentais e a equipe de assessores visualizou o Plenarinho da Câmara dos Deputados.


As atividades visam a estimular o desenvolvimento de características essenciais ao exercício da democracia, por meio de estudos e debates sobre temas sugeridos pela Plataforma digital "Plenarinho", bem como a importância do convívio com outros líderes estudantis e espaços escolares, o propício fomento de oportunidades para o protagonismo juvenil.


Phablo Lemes, coordenador dos Grupos de Liderança, explica o projeto de ampliar as atividades desde janeiro deste ano. “Eles escolhem o tema a ser abordado naquela semana e buscam no site as orientações, roteiro e o que tiver relacionado ao assunto para discutir no ambiente escolar e, em cima daquilo, ficam livres para buscar as ferramentas, como por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ou algum vídeo no YouTube”, pontua. Depois, os alunos gremistas realizarão os estudos do tema definido com os professores orientadores, elaborando a defesa, a favor ou contra, destacando os aspectos positivos ou negativos referentes ao assunto, para a sociedade, ou, ainda, uma argumentação final, com dados reais sobre o tema, desenvolvendo os estudos conforme o papel que exercerá no debate.


Para a chefe do Departamento de Projetos Especiais da Semed, Gleicemar Barcelos, é importante estimular o desenvolvimento de características essenciais ao exercício de democracia nos jovens. “Os alunos podem acessar pauta de discussão com temas contemporâneos através de plataforma digital que utiliza linguagem lúdica voltada para adolescentes por meio de jogos, áudios, vídeos e animações, revistinhas e o personagem Justinho”, fala Gleice.


O Plenarinho pode ser acessado através do link https://plenarinho.leg.br/


Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar