WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

31/08/2019 - Começa na 2ª, inscrições para a Olimpíada de Empreendedorismo

A Casa do Educador "Professora Dedê Prais" recebeu, nesta sexta-feira (30), a Oficina Canvas, ministrada pelo consultor Marcílio Ribeiro Borges, do Sebrae. A capacitação para educadores da rede municipal faz parte da proposta da 2ª Olimpíada de Empreendedorismo, que abrirá inscrições no dia 2 de setembro. 


A 2ª Olimpíada é uma competição entre escolas municipais de Uberaba do ensino fundamental II, para estimular os alunos a pensarem em soluções criativas e funcionais referentes aos problemas da comunidade escolar. O objetivo é disseminar a cultura empreendedora, estimulando o protagonismo juvenil e aproximando a escola da comunidade, desenvolvendo os comportamentos empreendedores e fortalecendo as conexões do ecossistema de empreendedorismo e inovação.


As equipes deverão ter nome e um representante. Cada equipe deverá ser composta por alunos participantes dos grupos de liderança/jovens empreendedores, e um tutor para acompanhá-los durante todo o período de realização da atividade. Cada escola poderá participar apenas com uma equipe. No ato da inscrição, os interessados devem preencher formulário. 


Gleicemar Barcelos, chefe do Departamento de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, explica que a implementação da Lei 12.804/2018, que institui o Programa de Educação Empreendedora, Cooperativista e Financeira na Rede Municipal de Ensino de Uberaba, viabilizou a execução do empreendedorismo de forma mais dinâmica para a vida dos jovens. “Dessa forma, os meninos compreendem que empreender é ter criatividade e para a vida inteira. Eles têm explorado uma vertente de empreendedorismo social com a educação financeira que recebem”, conta.


A analista do Sebrae Minas, Joana Correa, salienta que atividades como essa são importantes para o desenvolvimento dos jovens já que buscam soluções para o dia a dia. “Os meninos buscam algo inovador para resolver os problemas que eles enfrentam e sempre encontram formas criativas. É a solução para o futuro”, pontua Joana”.
 
Programação :
 
Inscrições e envio da ideia de negócio, de 02 a 13/09/2019;
 
Envio do PITCH, será dia 01 de outubro, seguido da 
 
Jornada de Empreendedorismo. Nesta etapa cada escola receberá até duas rodadas de Mentorias, e Oficinas com o objetivo de apoiar nas etapas de ideação, prototipação, validação e preparação para a Feira de Ideias.
 
Prototipagem e Pitch, com previsão para 19 de setembro, Mentoria Ideia 03 e/ou 10 de outubro, Mentoria Pitch 24 e/ou 31 de outubro. Encerrando as atividades, em novembro, a Feira de Ideias – etapa de culminância das Olimpíadas do Empreendedorismo e Inovação, com a exposição de todas as ideias / soluções que serão avaliadas ao longo do evento pelo público visitante e por um grupo de avaliadores.
 
Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar