WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

31/08/2019 - Congresso de Educadores termina com participação efetiva de toda região

O XXIII Congresso de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro aconteceu entre os dias 27 e 30 de agosto, promovido pela Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Educação. O objetivo do evento é de promover a formação docente com diálogos múltiplos em todas as esferas da educação.


As palestras, distribuídas em seis locais diferentes, alcançaram públicos diversos. Os alunos da rede municipal, do departamento de Arte e Cultura, brilharam e encantaram nas apresentações do início das palestras.


A organização do evento estima que cerca de quatro mil pessoas participaram das discussões, abertas também à comunidade.


O tema central do Congresso, “Esperançar a prática docente no século XXI” ressaltou os conhecimentos de Paulo Freire. Entre as discussões, os educadores renomados consideraram a educação inclusiva, a autonomia, a resistência. O prefeito Paulo Piau ressaltou que não é possível fazer a educação que temos em Uberaba sem a participação de todos os atores espalhados pelas escolas.


A secretária Silvana Elias, comentou sobre os desafios da educação, mas agradeceu aos educadores que ajudam na construção de uma educação de qualidade e “plantam esperança em Uberaba”, como diria Paulo Freire.


O professor André Azevedo falou sobre a Pedagogia da Autonomia na era das redes sociais e abordou questões muito contemporâneas sobre as verdades e ilusões, além de mostrar como utilizar bem a tecnologia a favor da educação. Tema também observado pela professora Abgail Bracarense, defendendo uma transformação, começando pela formação do professor.


Já o professor Miguel Arroyo prendeu a atenção do público, quando propôs reflexões sobe a Pedagogia do Oprimido. “Temos consciência da urgência de formar docentes-educadores capazes de entender a brutal tirania de que são vítimas milhões de educandos nas escolas públicas na EJA. Deixemo-nos interrogar por Paulo Freire, pelos oprimidos”, diz.


O professor Paulo Padilha, em sua palestra voz e violão, usa as paródias para falar sobre a educação freiriana. Para ele, “a pessoa emocionada aprende mais e melhor”. Essas foram algumas das palestras do evento que aconteceu simultaneamente em seis locais.
 
Evento foi palco para o lançamento de ‘Brasil à luz do espelho’

Durante o Congresso foi lançado o livro “Brasil à luz do espelho – sombras, conflitos e reflexões”. A obra é composta por textos de autores diversos e foi organizado por Ivanilda Barbosa, Silvana Elias e Vania Maria Resende, professoras com destacadas trajetórias intelectuais ligada à política educacional e cultural em Uberaba (MG). Trata-se de uma obra coesa e repleta de diversidade: 54 autores de várias regiões do País convidados para pensar a realidade brasileira do século XXI. Afinal, tempos implicados em contradições políticas e culturais acirradas pedem análises múltiplas e que suscitem o pensamento crítico.


Houve também o lançamento da campanha “Doe livros, mova ideias”, com caixas de coleta em todos os locais do evento. Uma iniciativa do Departamento de Bibliotecas da Semed.


Uma das alunas do curso Normal da Escola Estadual Professora Corina de Oliveira, formada em Letras, Enrica Lombardi, participou todos os dias do Congresso e agradeceu a oportunidade de adquirir mais conhecimento, com nomes tão importantes para a educação e com temas relevantes.


Jornalista Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar