WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

29/08/2019 - Uberaba recebe municípios da Amvale para avaliar termo de Colaboração do PPP

A Secretaria de Educação receberá 16 cidades da macrorregião da Amvale, nesta quinta-feira (29), às 15h30, na Casa do Educador “Dedê Prais” para a entrega do Termo de Colaboração do PPP (Plano Político Pedagógico) de cada município para o “Itinerário Avaliativo”, firmado por meio da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), na semana passada, que selecionou Uberaba como cidade-polo.


Até o momento, Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Nova Ponte, Planura, Sacramento, Santa Juliana, Pirajuba e Veríssimo confirmaram a participação.


A assessora pedagógica, Miriã Barbosa, explica que compete à Secretaria de Educação viabilizar a mobilização dos municípios, com apoio da Superintendência Regional de Ensino, estabelecer suporte aos municípios vizinhos e realizar o repasse das demandas de à Coordenação Central da Undime/MG. “É para a melhoria da Educação, para oferecer melhor apoio escolar”, declara Miriã.


O diretor de Ensino, Bruno Inácio da Silva Pires, explica que no primeiro momento, após a assinatura do termo, a Semed se reunirá com os demais secretários dessas cidades aderindo ao termo do PPP. “Será o início da construção colaborativa do PPP, que o Estado hoje chama de Itinerário Avaliativo, para determinar as próximas etapas de cada unidade”, conta Bruno.


Após a entrega, os termos serão lançados no sistema para a plataforma online que estará disponível para o município que tiver aderido e cada um deles será monitorado pelo gestor e pela equipe de Uberaba, de forma que seja possível que todos tenham acesso ao processo formativo.


Itinerário Avaliativo foi criado para que o diretor e os especialistas possam desenvolver estratégias de gestão participativa e envolver a comunidade escolar em torno dos objetivos estabelecidos em seu Projeto Político Pedagógico, visando elevar os níveis de equidade e melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.


O objetivo é que, na medida em que se capacitam, os educadores também possam refletir sobre a realidade escolar e elaborar as atividades propostas nos Itinerários Avaliativos, tornando-as práticas do dia a dia escolar.


Os itinerários avaliativos promovem a análise de dados e debates para a construção coletiva da avaliação interna e a definição de um plano de ação nas escolas para melhorar e consolidar o processo de aprendizagem de seus estudantes.


Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar