WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

21/08/2019 - Acordo entre PMU e ABCZ garante inclusão do zebu no currículo escolar de Uberaba

“Bem-vindo à escola, Zebu!”. Fala simbolizou a noite de assinaturas do termo com a ABCZ.
 
 
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação (Semed), e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinaram Termo de Cooperação Técnica com a ABCZ/Museu do Zebu, para cumprir um dos direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de garantir a inclusão da história da cidade e, consequentemente, do Zebu, na sala de aula.


Muitas ações já são realizadas, há anos, entre a Semed e a ABCZ, com projetos como o Zebu na Escola e a produção da revista Turma do Zebuzinho, além de grande parceria com o departamento de Arte e Cultura, liderado por Edilene Leal, que participou da cerimônia cantando acompanhada dos professores de música Majaca e Fernando Santana.


O prefeito Paulo Piau cedeu a palavra para a professora Silvana Elias, secretária de Educação que, deu ao zebu, as boas-vindas à escola. Para ela, a base Nacional Curricular permite, por meio da transversalidade, que as matrizes curriculares incluam as riquezas e os valores de cada realidade para que os estudantes possam, por meio do conhecimento científico, transformar para melhor o que aprenderam.


“A história do zebu perpassará os componentes curriculares, na redação, na matemática e em outras disciplinas. As possibilidades da educação são infinitas, por isso, que nós professores somos apaixonados pelo que fazemos. Queremos formar novos homens e mulheres, capazes de exercitarem, de fato, a cidadania, para o bem de todos e para o bem coletivo”, considera.
 
Inclusão se dará também em outros estados
 
O presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, contou que dado esse passo se formará uma geração de pessoas conscientes, consumidores de carne e de leite de zebu e, quiçá uma nova geração de produtores rurais. Já o presidente do Conselho Curador do Museu do Zebu, Jairo Machado Borges Furtado, comentou que a inclusão da zebuinocultura no currículo escolar em Minas Gerais deverá se estender a outros estados, para que o Brasil conheça a história do Zebu.


O secretário Adjunto de Educação de Minas Gerais, Edelves Rosa Luna, focou a fala na presença dos educadores do município e do estado, para que se sintam responsáveis por retransmitirem nas escolas os conhecimentos. “Sem o educador não conseguimos alcançar os estudantes. A transversalidade deve ser destacada para que o aluno aprofunde seus conhecimentos e se adorne da sua história, para, de fato, transformar o futuro de Uberaba da região, do Estado e do Brasil”, disse.


Participaram do evento, o prefeito de Uberaba Paulo Piau, acompanhado da primeira-dama Heloísa Piau; membros da gestão do Museu do Zebu – incluindo o presidente do Conselho Deliberativo e presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza e o gerente Executivo do Museu do Zebu, Thiago Riccioppo; os diretores da ABCZ: Ana Cláudia Mendes, Fabiano Mendonça, Gabriel Garcia Cid, Marcelo Ártico, Marcos Gracia e Rivaldo Machado Borges Júnior; e a primeira-dama da entidade e presidente das Comissões Zebu do Bem e ABCZ Mulher, Iara Marquez, além do presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, João Eurípedes Sabino.


Jorn. Monica Cussi 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar