WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

10/08/2019 - Projeto “Uberabinha, Meu Amigo” realiza oficinas de audiovisual e meio ambiente com alunos da rede pública de Uberaba

Professores também terão oficinas de formação continuada em Meio Ambiente
 
Após avançar em suas pesquisas na Bacia do Rio Uberabinha, a Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (Angá), com sede em Uberlândia, Minas Gerais, dará início às oficinas do projeto “Uberabinha, Meu Amigo”, com alunos e professores de escolas selecionadas da rede pública e privadas. As oficinas, que têm início neste sábado, às 12h30, nas instalações da UFTM, em Uberaba, terão duas turmas de alunos: uma de estudantes de 13 a 16 anos, e outra de professores do ensino básico. Da rede, participarão jovens de duas escolas municipais: Maria Lourencina Palmério e Professora Stella Chaves.


Parceria firmada entre a Angá, a Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro propiciaram as oficinas que começam neste sábado nas instalações da UFTM. Alunos e professores terão aulas distintas. Aos jovens, uma equipe de comunicação com duas cineastas, um biólogo e uma jornalista/geógrafa combinarão o conhecimento científico sobre a Bacia do Rio Uberabinha e as técnicas do audiovisual para estimular a produção de vídeos sobre o meio ambiente.


“Nas oficinas preparadas para os adolescentes, a comunicação e a educação ambiental estarão juntas e escolhemos abordar as técnicas usadas na produção de documentários, e o aparelho celular como suporte, a fim de usar uma mídia que eles conhecem e utilizam, diariamente, talvez sem refletir muito sobre o papel que ela tem em suas vidas”, explica a gestora de comunicação da Angá, a jornalista e geógrafa Betânia Côrtes. “Nossa intenção é estimular o aluno a pensar refletidamente sobre o uso dessa e outras mídias; que ele seja um observador atento dos acontecimentos ao mundo à sua volta. E para que exercer esse papel, é preciso que ele se desloque para uma posição de observação”.


Miriã Barbosa, chefe do Ensino Fundamental da Semed, afirma que a proposta atende bem aos critérios da rede municipal, aliando o pedagógico a um assunto como o meio ambiente. “A dinâmica de produção audiovisual é fascinante também para os adolescentes e compõem o uso das tecnologias, a criticidade e outras ferramentas para o desenvolvimento do conhecimento”, completa. Para ela, a formação de professores também é um diferencial.


Comunidade escolar. Para o biólogo Gustavo Malacco, aos professores do ensino fundamental e técnicos da UFTM, a proposta é propiciar que profissionais da pesquisa e profissionais que escolheram o ensino durante a sua formação acadêmica troquem experiências. Apesar de ter as suas principais nascentes localizadas em Uberaba, onde gera riquezas para o município, o Uberabinha não é muito conhecido pela população local, ao contrário do Rio Uberaba, que é fonte de abastecimento público de água. Apresentar aos jovens e professores a importância econômica e ambiental da Bacia do Uberabinha é torná-los mais próximos de um patrimônio que precisa ser protegido.


Próximos encontros. Já estão agendadas oficinas, em Uberaba, nos dias 10, 24 e 31 de agosto, com as escolas municipais Professora Stella Chaves e Lourencina Palmério e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Outras duas datas serão, ainda, definidas, além de uma Mostra de Resultados para a comunidade. Entre os oficineiros, estão cinco biólogos, dois geógrafos e duas cineastas.


Confira a programação da primeira oficina:
Primeiro encontro: 10 de agosto – das 12h30 às 17h30.
12h30 às 13h - Apresentação da proposta das oficinas a alunos e professores – Betânia Côrtes (gestora de comunicação da Angá).
Apresentação dos oficineiros presentes e dos professores e estudantes – das 13h às 13h30. 
Palestra Iara Magalhães – cineasta – das 13h30 às 14h.
Café – das 14h às 14h30.
Oficina – Professores – das 14h30 às 17h30.
Palestra com Gustavo Malacco, das 14h30 às 17h30, com a intervenção dos alunos.
Oficina – Estudantes – das 14h30 às 17h30.
Coordenação Nara Sbreebow – cineasta.
Coordenação Iara Magalhães - cineasta.
Palestra Eurípedes Luciano – biólogo.


Gabriela Soares – Serifa Comunicação

Monica Cussi – PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar