WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

07/08/2019 - CREI completa cinco anos de atendimento especializado a alunos da Rede Municipal

Uberaba é polo em educação inclusiva, referência para 39 municípios
 
O Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei) "Paulo Antônio Pável de Carvalho", completa cinco anos de atividades, consolidando o trabalho realizado pela Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Educação, com a Educação Inclusiva. Como referência a 39 municípios, Uberaba comemorará o aniversário do Crei no dia 21 de agosto, às 19h, no Cine Teatro Vera Cruz, com apresentação da equipe e das crianças e adolescentes atendidos, além de uma palestra. Simultaneamente, haverá uma mostra de trabalhos dos participantes do Grupo Labor.


Um dos exemplos da representatividade dos atendimentos, dentre outros, é o Projeto Fono Comunicação, que foi criado devido a uma preocupação com o número elevado de encaminhamentos feitos pelas unidades escolares para que alunos fossem submetidos a avaliação e atendimentos de fonoaudiologia oferecidos pelo Crei. Como o número de profissionais para atender não é suficiente, a ideia é orientar os profissionais da educação a perpetuarem as atividades lúdicas e pedagógicas, evitando, talvez, um encaminhamento. “É a capacitação dos professores, é o momento em que eles entendem que também são capazes de trazer isso para o cotidiano da sala de aula", explica Denise Scussel, chefe do Departamento de Inclusão. O Fono Comunicação mantém atividades nos Cemeis, durante seis meses, contemplando duas unidades no decorrer do ano.


Os serviços oferecidos no Crei são avaliação diagnóstica, atendimento clínico, orientação às famílias e assessoria às escolas municipais, principalmente nas salas de Atendimento Educacional Especializado/AEE.


Conta com equipe de profissionais especializados como fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, neuropsicopedagogos e profissionais com formação nas áreas sensoriais como cegueira e estimulação motora. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira das 7 às 17 horas e fica na Rua Onofre da Cunha Resende, 78, na Vila Maria Helena. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e o telefone para contato é 3321-9016.


De março até o momento, o Crei fez atendimento a 4000 crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, matriculados na rede municipal. Dentre eles, foram 229 triagens e atendimentos da Síndrome de Irien, 346 avaliações psicopedagógicas, 245 avaliações funcionais da visão, 352 estimulações motoras, 728 neuropsicopedagógicos, 955 psicológicos, e 1145 fonoaudiológicos.


Estagiária de Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar