WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

27/07/2019 - Uberaba participa do II Simpósio Nacional de Educação

Minas Gerais foi citado como referência em gestão de política educacional e como um Estado que aposta e acredita no compartilhamento de responsabilidade
 
O II Simpósio Nacional de Educação (SINED), que termina ontem (26), em Porto Alegre (RS), conta com a presença de Elis Regina de Oliveira da Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças e Mariana Campos Hueb De Martino do Departamento Jurídico da Secretaria de Educação, representando a Prefeitura de Uberaba. O encontro reúne especialistas para discutir, entre outros temas, a execução dos planos de educação, além da apresentação de experiências exitosas de gestão e de ações desenvolvidas no âmbito dos Tribunais de Contas brasileiros. Além de palestras, o Simpósio disponibilizou oficinas.


O II SINED é promovido Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), através do Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).


Elis Regina explica que participar do II SINED tem sido de extrema relevância para os gestores da política pública de educação em nosso município. "O evento contou com aprofundamento das análises do cenário atual e perspectivas para o futuro, considerando o financiamento e controle das ações na ótica das metas do PNE, bem como reflexões sobre destino do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB)”, diz.


Para ela é uma oportunidade de ouvir e interagir com técnicos e profissionais renomados, engajados no desenvolvimento da educação, permitindo aprimorar as práticas de gestão já desenvolvidas no município. “Isso nos faz ter certeza de que estamos no caminho certo e, em alguns momentos, até a frente de muitos municípios e estados brasileiros", explica Elis Regina.


Ela considera que o aprofundamento analítico da necessidade de integração dos processos de controle também reforça que o município está praticando, com coerência, as ações no que se refere especialmente aos financiamentos.


Para Elis Regina, o evento proporcionou conhecimento de como funciona a educação do ponto de vista internacional, em análise de dados apresentados em palestra. “Além da amostragem de dados, a política educacional em ampla escala, a dificuldade de levantar fundos para o financiamento da educação, a falta de comunicação entre as escolas de níveis diferentes (Estado, Município e União) e atendem a mesma população, compartilhamento das responsabilidade, os níveis de leitura e aprendizagem, desempenho dos profissionais da educação, auditoria e controle dos gastos são alguns temas debatidos no Simpósio e que vem agregar e fortalecer todas as esferas de governo que devem assegurar o direito a educação previstos na Constituição Federal e para isso  focar nas metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação”, reforça.


Mariana Hueb concorda que participar do Simpósio traz a confirmação das boas práticas da gestão dos recursos destinados à Educação em Uberaba, além de fomentar a reflexão. “É importante refletir,em nosso município, no campo das políticas em Educação e no cenário do imaginário social acerca do ato de ensinar e pesquisar, da profissão e da formação docente em um contexto que se caracteriza por discursos e práticas de retrocesso e desconfiança”, declara Mariana.


Ela explica, ainda, que o evento aborda os avanços nas legislações e instrumentos de garantia de direitos e espaços da educação concernentes aos acordos firmados em conferências e organismos internacionais, especialmente vinculados aos direitos humanos, no caso o direito à Educação.


Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar