WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

25/07/2019 - Colônias de Férias da rede municipal movimentam o período de recesso escolar

Desde o início desta semana, a Prefeitura de Uberaba por meio da Secretaria de Educação, disponibiliza programação especial de Colônia de Férias em diversos pontos, com atividades recreativas e educativas que atendem toda a comunidade do entorno do local.


Na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, em média, 25 crianças acompanhadas por responsável legal participam, por dia, da programação especial de férias para a família leitora. São atividades culturais e recreativas, jogos literários, oficinas de arte e trocas de leitura para as crianças e pais que apostam na interação com o espaço bibliotecário como uma opção de lazer, diversão e cultura.


No Cemea Boa Vista, as propostas de atividades envolvem o esporte, a arte e a cultura com parceria dos departamentos de Educação Física Escolar e o de Bibliotecas. Na Biblioteca Comunitária Professor Antônio Bernardes Neto, são em média, 60 crianças com idade entre 7 e 15 anos que participam das atividades diárias que variam entre contação de histórias, caça ao tesouro, momento literário, sessão de cinema, além das atividades físicas.


A diretora do Cemea Boa Vista, Séfora Siqueira Silveira, fala sobre a receptividade da comunidade com as atividades da Colônia de Férias, além da interação das famílias. "Têm sido dias ótimos, tudo uma delícia! Os meninos estão comportados e participando de todas as atividades com muita animação. A comunidade gostou e aderiu, tanto que alguns pais participam com os filhos", declara Séfora.


Já no CEU das Artes, no Residencial 2000, são aproximadamente 35 jovens participando por dia das atividades. A professora que é responsável pelas atividades da Biblioteca, Santusa Aparecida de Freitas, explica que todas as atividades tem sido novidade para os jovens, já que a unidade passou por revitalização no início deste ano. "As crianças estão cada vez mais atuantes na biblioteca e sempre tem alguém no espaço. Assim como, toda a Praça CEU, nunca está vazia, sempre é utilizado por alguém. Esse ano tem sido de resgate tanto do espaço quanto dos usuários", declara Santusa.


A professora do CEU das Artes, Ieda de Jesus, ressalta que, diariamente já é executado o projeto de promoção à leitura e intervenções pedagógicas com as crianças e adolescentes que buscam o atendimento da unidade. “Toda a equipe do CEU das Artes está empenhada, até porque sempre faltou essa parte de ludicidade nas férias aqui no bairro. Os jovens reproduzem o que é ofertado a eles, então vamos oferecer livros e conhecimento", declara Ieda.


Só no mês de junho, foram feitos 250 atendimentos na Biblioteca do CEU das Artes e, dentre os 250 atendimentos executados em junho, estão listados acolhimento literário, confecção de carteirinha, contação de história, leitura compartilhada (quando uma criança lê para outra), leitura em grupo (grupo de crianças que se reúnem para ler), empréstimos de livros, reconto das histórias (professora conta história e os alunos fazem o reconto - tem casos em que os alunos fazem a pseudo-leitura, eles fazem a leitura das imagens), pintura em jornal e pintura com giz de cera.


Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar