WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

24/07/2019 - Técnicos de Uberlândia buscam em Uberaba modelo de alimentação escolar

A Secretaria de Educação de Uberaba/Seção de Alimentação e Nutrição Escolar recebeu técnicos de Uberlândia, para conhecerem o trabalho realizado no Município. A visita aconteceu depois da indicação dos especialistas do Centro Colaborador em Alimentação Escolar (Cecane), do FNDE, em 2018, que fez um diagnóstico para traçar metas de acordo com o que é estabelecido em lei, sobre alimentação escolar. A avaliação prévia dos técnicos é de que Uberaba se encontra em destaque, com uma gestão positiva.


As nutricionistas Marília Martins Santos, Fabiana Nunes Polli e Camila Frossard Freitas, a diretora do Programa Municipal de Alimentação Escolar, Tânia Maria Nunes Martinelli e o presidente e vice do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Cildemar dos Reis e José Fernandes Rissi, apresentaram questionário à chefe da seção de Alimentação e Nutrição Escolar da Semed, Mariana Pangoni e  na sequência mantiveram breve conversa com a secretária Silvana Elias.


Segundo os visitantes, o maior interesse é de entender como o trabalho tem se destacado e o que eles poderiam aplicar na cidade vizinha. Uma das “notas altas” de Uberaba é na compra de itens da agricultura familiar. Segundo o FNDE, cada município deve aplicar, no mínimo, 30% do valor recebido para essa finalidade. Em Uberaba já se aplica 60%.


Tânia enfatizou que a troca de experiência é válida, “ainda mais em um lugar referência onde está dando certo”. Os técnicos de Uberlândia se mostraram surpresos com os R$ 16 milhões/ano investidos na alimentação escolar em Uberaba.


A secretária de Educação, Silvana Elias explica: “precisamos entender que cuidar da alimentação não é suprir a fome apenas, mas é oferecer condições para que o aluno se sinta bem e consiga os resultados na aprendizagem. Lá no futuro, depois de passar o ensino fundamental sendo alimentado de forma adequada e balanceada, a saúde do adolescente será outra e suas perspectivas melhores ainda”.
 
A alimentação escolar municipal em números
 
Em 2018, a Seção de Alimentação Escolar e Nutrição da Semed fez adaptações positivas para o trabalho nas escolas de educação nutricional, além de atender 27 creches conveniadas com o monitoramento, treinamento e aplicação do programa de acordo com a faixa etária.


Há também companhamento do trabalho da fornecedora Nutriplus, com oferta de itens mais saudáveis, como frutas e sucos, por exemplo, além da aproximação da Semed com o Conselho de Alimentação Escolar, com resolução de problemas em equipe.


Em 2013, a rede municipal contava com dois nutricionistas e hoje tem 12. Na agricultura familiar, no início da gestão Piau, compravam-se apenas 11%. Em 2018, o número subiu para 60%.


Jornalista Monica Cussi

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar