WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/07/2019 - Prefeitura de Uberaba oferece curso de primeiros socorros antes da existência de lei

Até dezembro 750 profissionais serão capacitados 


A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Administração (SAD)/Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (Semetra), realiza o curso de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros para profissionais da Rede Municipal de Ensino desde agosto de 2017, em Uberaba. As atividades atendem à Lei nº 13.722 / 2018 (Lei Lucas), que dispõe sobre a capacitação em primeiros socorros de professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, de ensino infantil e básico.


Além de cumprir às exigências legais, com aval do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, os técnicos da Semetra instruem os profissionais para agirem corretamente e pró-ativamente em casos de acidentes e incidentes nas unidades escolares. Um simples tombo ou engasgo na escola pode ser resolvido se os funcionários estiverem preparados para socorrer. O curso é composto por teoria e prática, quando os alunos participam aprendendo a conter o fogo e o atendimento de primeiros socorros.


As aulas acontecem todos os meses na Casa do Educador “Professora Dedê Prais” e tem carga horária de 20 horas. Cada turma é composta por 25 professores e, até o final do ano, a estimativa é de que 300 profissionais da área da educação tenham concluído a capacitação. No total, até agora, já são 575 servidores que receberam o certificado da qualificação. Vale lembrar que para cada turma, são escolhidos profissionais de escolas diferentes.


Uma das instrutoras, Luana Andrade Silva, explica que o curso é uma exigência do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. "Essa capacitação é necessária para o caso de emergência, caso ocorra da escola, em situação de princípio e combate ao incêndio e atendimento básico aos primeiros socorros, por exemplo", declara.


Outro item importante é a parceria entre a Semed e a Sad para que não exista ônus para a Prefeitura de Uberaba na atualização dos profissionais da educação.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar