Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Meio Ambiente

03/07/2019 - Prefeitura, Ministério Público e Agronelli juntos pelo fortalecimento da Cooperu

Ações conjuntas envolvendo a Prefeitura de Uberaba e o Ministério Público de Minas Gerais estão somando forças para impulsionar o trabalho da Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu). Com preocupação no futuro, com uma cidade limpa e ante à missão social da cooperativa, o trabalho foi pauta de reunião do prefeito Paulo Piau com o promotor Carlos Valera e representantes da Cooperu e do Instituto Agronelli, junto às secretarias de Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Obras, Sedec (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação) e a Codau.


O prefeito Paulo Piau afirma que o trabalho da Cooperu já é muito importante, mas precisa ser ampliado e fortalecido. “Resíduos tem valor e devem ser destinados à reciclagem. A cooperativa precisa da consciência dos cidadãos, em suas empresas, condomínios e residências para que haja retorno financeiro aos cooperados e ao meio ambiente. Estamos falando de uma instituição que tem papel social, onde pessoas ganham a vida com material reciclável”.


Consultoria - O promotor de Justiça da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, Carlos Valera, disse que em parceria com o Instituto Agronelli foi desenvolvido projeto, custeado pelo Ministério Público, cuja consultoria está regularizando a Cooperu, inclusive quanto à infraestrutura, laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros, alvará de localização e funcionamento, licenças ambientais e outorga de uso da água. “A Cooperu precisa estar rigorosamente legal para que possa avançar com parceiros de maior porte”, explicou o promotor.


A consultora Márcia Deodato, do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social, demonstrou resultados obtidos pela cooperativa em pontos de gestão (administrativa e operacional) e apresentou outros objetivos, que incluem desde documentações e profissionalização, até adequações estruturais que garantam consolidação de investimentos e parcerias.


Educação – O secretário do Meio Ambiente, Marlus Salomão apontou a educação ambiental como essencial. “Estamos muito envolvidos com a Cooperu e contaremos com a parceria da Codau e de universidades para novas ações de educação e conscientização. O trabalho já está sendo feito em condomínios e vai envolver o contato porta a porta nos bairros, para que as pessoas possam de fato se mobilizar”, adianta o secretário.
Para José Eustáquio de Oliveira, representante da Cooperu, a soma de forças é importante para que a cooperativa avance.

Jorn. Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub