WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

03/07/2019 - Professor Hamlet Fernández Díaz, estará em Uberaba nesta quarta-feira

Ele é um dos palestrantes do Congresso de Educadores 2019,
 
O professor Doutor Hamlet Fernández Díaz estará em Uberaba, na quarta-feira (3), na Casa do Educador “Professora Dedê Prais”, às 19 horas  para um encontro do projeto "Café, Arte e Prosa". O cubano já confirmou a palestra no XXIII Congresso de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro, que acontecerá entre 27 e 30 de agosto.


O tema abordado pelo professor nesta semana será "Leitura/Compreensão das artes visuais como dimensão de conhecimento de aprendizagem". A ação é uma iniciativa do Curso “Dialogando com a Arte", promovido pela Secretaria Municipal de Educação/Casa do Educador. As inscrições serão feitas no local e a Casa do Educador fica na Rua Manoel Brandão, 110 - Mercês.


A professora de Artes Visuais, responsável pelo Projeto, Ana Raquel da Silva, explica que Uberaba tem profissionais da área muito engajados, mas vale a pena apreciar o estudo do cubano, bem como as propostas que ele oferece. "Toda a pesquisa dele foi realizada no Brasil e isso nos chama muita atenção. Nesta ação específica, com a temática da arte e da aprendizagem, contribui muito para a formação de professores da área”, declara Ana Raquel.


Hamlet Fernández Díaz é Doutor em Ciências da Arte e Bacharel em História da Arte pela Universidade de Havana, Cuba. Foi professor na Faculdade de Artes e Letras da Universidade de Havana entre 2008 e 2017. Seu trabalho acadêmico, de ensino e pesquisa gira em torno de tópicos de estética, semiótica, hermenêutica, teoria da arte, teoria da recepção e educação artística. Ele é ensaísta, curador, crítico de arte e mídia audiovisual. Seus artigos e ensaios foram publicados nas principais revistas culturais de Cuba. Além disso, colaborou como crítico de arte em diversos programas culturais da televisão cubana. Obteve três vezes o Prêmio Nacional de Críticos de Arte Guy Perez Cisneros, concedido pelo Conselho Nacional de Artes Plásticas de Cuba. Com seu livro La acera del sol. Impactos da política cultural socialista sobre a arte cubana (1961-1981) venceu o Prêmio Ensaio Alejo Carpentier de 2019, concedido pelo Instituto Cubano do Livro e pela editora Letras Cubanas. Ele é membro da União Nacional dos Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC). Atualmente desenvolve pós-doutorado na Universidade de Uberaba-MG.


Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar