WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

27/06/2019 - 8ª edição do Festival de Contadores de Histórias premia aluna da Escola Municipal Uberaba

Aluna escolheu o tema “preconceito” e foi prestigiada pela autora do livro apresentado por ela
 
Sofia Gonçalves Balbino, da Escola Municipal Uberaba, foi a primeira colocada no 8º Festival de Contadores de Histórias com interpretação do texto “Karu: cabeça encaracolada, ideias descoladas", de Heliana Castro Alves, sob a orientação das professoras de Silma Kátia da Silva e Eliane Aparecida da Silva. A final aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, sob coordenação do Departamento de Bibliotecas da Secretaria de Educação.


A autora do livro, Heliana, acompanhou a apresentação e falou um pouco sobre a conquista baseada em sua obra: “A Sofia está representando a menina negra, que sofre preconceito e racismo em qualquer lugar. O trabalho que ela realiza com o livro, desde o ano passado, dá visibilidade a questões como negritude, a valorização da cultura afro-brasileira, a estética. Aqui em Uberaba a cultura e as tradições são fortes, porém nem todos conhecem. Karu é uma desculpa para discutirmos a questão dentro das escolas”, considera.


A mãe, Ana Elisa Gonçalves, que vem implementando projetos artísticos de teatro e dança na cidade, estava orgulhosa. “Eu me sinto muito feliz, é um presente e ela está continuando a história. É uma sementinha e espero que ela continue gostando de ler”, completa.


Orgulho também para todos os sete participantes, professores e escolas, principalmente para Luiz Fernando Lopes dos Santos, da Escola Municipal Professora Esther Limírio Brigagão, que conquistou o segundo lugar, com a história "O estripador de laranjeiras", de Carlos Eduardo Novais, sob a orientação de Helk Caetano Costa.


O terceiro lugar foi da aluna Tânia Helen Alves, representando a Escola Municipal Frederico Peiró, com a história "A Cuca", de Monteiro Lobato sob a orientação de Ângela Abadia da Silva.


Os prêmios foram, respectivamente, uma bicicleta e celulares. Todos os participantes receberam certificado e livros e as três escolas das quais os alunos foram vencedores, receberam um acervo de livros.


A proposta do Festival é desenvolver a arte de contar histórias, valorizando práticas de leitura, sob os aspectos psicológico, pedagógico, histórico, social, estético e cultural.


Silvana Elias, secretária de Educação, enfatizou que o mundo está girando em torno de outra herança, diferentemente de outros tempos, em que as heranças eram baseadas em posses: “o conhecimento é a maior herança do mundo, que só se adquire lendo”, finaliza.


Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar