WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

SEPPAR / PPPs

27/06/2019 - Agendas em Brasília destacam PPPs e impulsionam a Agência Regional de Desenvolvimento Econômico

Extensas agendas da Prefeitura de Uberaba em Brasília, nesta terça-feira (25), colocaram em destaque a Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e as oportunidades de colocar a região inserida em oportunidades de Parcerias Público-Privadas. O município foi representado pelo Assessor de Assuntos Estratégicos Regionais, Glauber Faquineli, que também é diretor executivo da Agência Regional.

Na Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em reunião com o secretário executivo Gilberto Perre e a coordenadora de Parcerias Institucionais e Projetos, Daniela Martins, o objetivo foi traçar estratégias em função da indicação ao Conselho de Participação do Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas – CFEP. Indicado pela FNP por meio do prefeito de Uberaba, Paulo Piau, Faquineli ponderou que o intuito é aproximar os municípios, principalmente os menores e da nossa região, de Parcerias Público-Privadas como fonte de atração de investimentos.

Já no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em agenda com representantes da assessoria parlamentar, a reunião teve como foco criar uma proposta de envolvimento do Governo Federal na Agência Regional de Desenvolvimento Econômico, contribuindo com um plano regional. “Nesse mesmo viés também estivemos com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, visando ao alinhamento de estratégias com a força agropecuária da região para obter fontes de estudo e de fomento dos municípios por meio da Agência”, explicou Faquineli. Segundo ele, houve comprometimento do secretário executivo Marcos Montes em impulsionar a demanda junto ao MDR, buscando levar a Agência para a pauta do Governo Federal.

Em agenda articulada pelo vereador Samuel Pereira, o diretor executivo da Agência Regional também tratou sobre o assunto com o senador Carlos Viana. As pautas regionais também devem ser discutidas com outros parlamentares, já que o intuito é fortalecer o projeto e obter apoio em todas as esferas do governo.

A última agenda foi com Cláudia Valenzuela, representante do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), organismo operacional da ONU. Com Valenzuela e equipe da UNOPS, Glauber Faquineli tratou sobre oportunidades no desenvolvimento de parcerias, para levar projetos voltados ao Desenvolvimento Econômico ao Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, como é proposto pela Agência Regional.

Agenda positiva – Para Glauber Faquineli, a maratona de agendas consolidou diálogos produtivos e que devem gerar importantes desdobramentos futuros. “Mesmo com nossa vontade e até mesmo necessidade de projetos mais imediatos, este trabalho de planejamento e desenvolvimento a médio e longo prazo é o que pode contribuir com a região, com o Estado e com o próprio país, no sentido de ter ações consolidadas, bem pensadas e bem planejadas. O pensamento é sempre e somente em levar benefícios à população”, analisou o Assessor de Assuntos Estratégicos Regionais da Prefeitura de Uberaba.

Enquanto diretor executivo da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Glauber salienta que o apoio do Governo Federal e a participação no Conselho do CFEP abre o caminho para fortalecer ainda mais o desenvolvimento da região. “Em paralelo a estas agendas também já estamos trabalhando com diversos municípios na identificação de demandas para o desenvolvimento de projetos. Isto mostra a importância da união de forças do G70, que conta com 70 prefeitos da região”.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: SEPPAR / PPPs



Voltar