WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

20/06/2019 - Tese de doutorado defendida na Itália destaca fontes documentais do Arquivo Público de Uberaba

Uma tese de doutorado defendida na Universidade de Bolonha, na Itália, utilizou fontes documentais da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba - Hildebrando de Araújo Pontes. O estudo de Investigação em História da Civilização é intitulado “História da construção de um objeto de moda entre os séculos XIX e XX nas fronteiras de Minas Gerais: aspectos culturais e materiais”, com autoria de Maristela Abadia Fernandes Novaes.

A pesquisa parte da cultura material para depois se desenvolver no campo da história, considerando aspectos econômicos, culturais e políticos da sociedade platina, uma sociedade rural e tradicional que estava no alvorecer do sistema republicano (período chamado República Velha) e coincidentemente com o movimento Art Nouveau, na Itália, chamado Liberty. O principal objetivo desta pesquisa foi compreender os processos e problemas inerentes às matérias-primas, marketing, processos de fabricação, custos, modas e hierarquias sociais que este produto apresenta nas diversas etapas de processamento, corte e montagem.

A superintendente do Arquivo Público de Uberaba, Marta Zednik, destaca que a pesquisa utilizou referências documentais de Uberaba trazendo dados sociais, econômicos e culturais que fundamentam a tese. Documentos e jornais da época em evidência na pesquisa foram acessados online, ressaltando a importância e relevância dos materiais históricos disponibilizados digitalmente pelo Arquivo Público.

Para o secretário de Administração, Rodrigo Vieira, o papel do Arquivo Público em preservar a memória e identidade local é essencial e tem sido cada vez mais valorizado. “Importantes publicações já estão digitalizadas e o objetivo é disponibilizar online cada vez mais acervos, facilitando o acesso para importantes pesquisas como esta, defendida na Itália”, comentou o secretário.

Marta Zednik reforça que materiais digitais e e-books elaborados pelo Arquivo Público de Uberaba podem ser acessados pelo site da Prefeitura e também pelo blog do Arquivo, no link https://arquivopublicouberaba.blogspot.com. O link para acesso à tese de Doutorado mencionada também está disponibilizado.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar