WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

20/06/2019 - Professores da rede municipal recebem o programa “Heróis em Ação”, em parceria com a Duratex

Com apoio da ‘Evoluir – Educação Transformadora’, comunidades escolares são estimuladas a adotar projetos de valorização do patrimônio cultural material e imaterial 

A Secretaria de Educação de Uberaba, por meio de parceria com a ‘Evoluir – Educação Transformadora’ e a Duratex (Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania), implementa o programa ‘Heróis em Ação’ em Uberaba. O primeiro passo da iniciativa, que se estenderá até o final do ano, ocorrerá nos próximos dias 25 e 28 de junho, das 13h às 16h, na Casa do Educador Professora Dedê Prais, em ocasião em que será realizado encontro de capacitação com educadores e gestores das escolas municipais Arthur De Mello Teixeira, Boa Vista, Joubert de Carvalho, Madre Maria Georgina e Maria Carolina Mendes, além de equipe de Semed.


Uma das grandes premissas da educação moderna diz respeito ao fortalecimento dos laços socioafetivos e do protagonismo perante as questões das comunidades. Utilizar o conhecimento para gerar melhorias reais na vida cotidiana preenche de sentido o dia a dia escolar e, compartilhando deste princípio, o programa ‘Heróis em Ação’ consiste em atividades desenvolvidas a partir de um jogo, com missões divididas em diferentes fases, promove o desenvolvimento de um olhar investigativo e apreciativo pelos integrantes das comunidades escolares.


O grande objetivo do programa é incentivar a valorização, a difusão e a preservação do patrimônio cultural material e imaterial da cidade por meio de projetos criados e desenvolvidos por cinco grupos (de até 20 pessoas cada) formados por estudantes, líderes comunitários e artistas que receberão orientações de educadores da Evoluir, em 21 encontros de quatro horas de duração. Como inspiração, todos os participantes receberão um exemplar do livro “Lá Onde Eu Moro”: a história conta a aventura de Babi, menina que mergulhou em seu território e descobriu histórias incríveis do bairro onde viveu. O programa segue bases conceituais contidas na Aprendizagem Baseada em Projetos e na Aprendizagem Social, sendo que ambas têm por pilares a aprendizagem a partir do diálogo, da pesquisa, da troca de experiência e da reflexão sobre estas práticas em espaços formais e não-formais de educação.


O final das atividades do programa será marcado por uma exposição, por sete dias de duração, que também recebe o nome de “Lá Onde Eu Moro”, em uma celebração aos feitos e histórias descobertas pelos grupos participantes. Vale mencionar que o programa também doará 1.600 exemplares da obra que inspira a exposição.


1º MÓDULO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROGRAMA HERÓIS EM AÇÃO:
Local: Casa do Educador
Endereço:  Rua Manoel Brandão, 110, Mercês
Datas: 25 e 28/6
Horário: das 13 às 16h


ESCOLAS MUNICIPAIS BENEFICIADAS
E. M. Arthur De Mello Teixeira
E. M. Boa Vista,
E. M. Joubert De Carvalho
E. M. Madre Maria Georgina,
E. M. Maria Carolina Mendes 
 

Sobre os parceiros


A Evoluir – Educação Transformadora é especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso, cria ferramentas que tornam a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa. 


A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluir recebem apoio por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares. Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho de educandos 
ao longo do processo.


A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. É considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul. Com sede em São Paulo, possui 24 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia - Duratex Colômbia.


Secom/ PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar