WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

SEPPAR / PPPs

14/06/2019 - Prefeitura de Uberaba terá representante em conselho da União sobre PPPs

O Assessor de Assuntos Estratégicos Regionais na Prefeitura de Uberaba, Glauber Faquineli, será representante titular pela Frente Nacional de Prefeitos para compor o Conselho de Participação no fundo de apoio à estruturação e ao desenvolvimento de projetos de concessão e Parcerias Público-Privadas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A indicação é do prefeito Paulo Piau enquanto vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), reforçando a representatividade de Uberaba no panorama da governança nacional.

Piau avalia que Uberaba, junto ao Governo Federal, terá papel importante em um segmento que figura como o próximo passo para se fazer investimentos representativos no país, que são as Parcerias Público-Privadas. “Seja na área de iluminação pública, saneamento e mobilidade, entre outras que virão pela frente, ter um uberabense neste Conselho sabendo de todos os movimentos é estar por dentro de tudo que está acontecendo no país e sobretudo nas decisões do Governo Federal que partem desse conselho. O Brasil tem uma poupança pequena para investimentos, estamos investindo 60 bilhões enquanto deveria estar se investido 300 bilhões por ano para suportar um crescimento acima de 3% ao ano, o que geraria mais empregos e renda para a comunidade. Portanto o melhor caminho é através das parcerias com a iniciativa privada”.

Para o prefeito de Uberaba, a indicação por meio da Frente Nacional de Prefeitos reforça a importância da participação do município junto às associações maiores. “Esta presença, portanto, faz sentido. E esperamos que Uberaba seja beneficiada no retorno com informações privilegiadas e a gente possa sair na frente, como já temos avançado independente da presença no conselho. Uberaba é uma das cidades que está na ponta, no Brasil, em termos de realização de parceira público-privada. Já temos a Iluminação Pública praticamente com contrato assinado, e logo estaremos com outra muito importante na área de produção de energia fotovoltaica. E poucas cidades têm um Conselho de PPPs, como temos o nosso desde 2015. Isso é um trabalho que coloca Uberaba em um novo patamar de gestão pública”, pondera Paulo Piau.

Glauber Faquineli destaca que a nomeação para o conselho é uma oportunidade de alavancar investimentos e compreender, de perto, a linha do atual governo, colaborando nas decisões. “A mistura do interesse privado e do interesse público, no sentido de dar uma melhor prestação de serviço à sociedade, é uma tendência mundial. Isso já tem ocorrido no Brasil e neste atual governo caminha com mais força, o que nos deixa feliz e mostra que Uberaba já está na frente com essas ações. Nossa participação no Conselho terá representatividade nacional, através da força política do prefeito Paulo Piau para a indicação da FNP, e temos agora uma responsabilidade também na representação das prefeituras de todo o Brasil. Isso também vem ao encontro da proposta que temos com a Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba do G70”.

Segundo Faquineli, há agora uma nova oportunidade de consolidar demandas tanto de Uberaba e região quanto das prefeituras de forma geral. “Temos então uma responsabilidade de levar essas demandas ao Governo Federal, que é quem toma as decisões. Vemos com bons olhos a posição do Ministério de Infraestrutura, que está sendo positiva no sentido de parcerias público-privadas e outros projetos estruturantes. Como já bem disse Paulo Guedes, as parcerias com a iniciativa privada movimentam impostos e competitividade no mercado. Temos oportunidades de participar das decisões, por meio do conselho, e ter informações que precisamos para estruturar bem os municípios. Tudo isso com o objetivo de levar a melhor prestação de serviço para os cidadãos, mesmo que os projetos tenham visão de médio e longo prazo”.

Conforme indicação da Frente Nacional de prefeitos, além de Glauber Faquineli como representante titular, o suplente será o Secretário Municipal de Gestão e Controle da Prefeitura de Campinas/SP, Sr. Thiago Milani.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: SEPPAR / PPPs



Voltar