WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

12/06/2019 - Aluno da rede municipal de ensino fará palestra no curso de Arquitetura e Urbanismo nesta quarta-feira

Uberaba conta com trinta grêmios estudantis hoje
 
Mais uma vez, o trabalho com os Grupos de Liderança da rede municipal se destaca em ações pontuais. Nesta quarta-feira (12), às 18h, o aluno Kevin Douglas Costa de Sousa, da Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira, fará mais uma apresentação dos resultados obtidos como Projeto “Pesquisa-Ação”, realizado pelos Grêmios Estudantis da rede, entre agosto e novembro de 2018, em vários bairros de Uberaba. Desta vez o jovem se apresentará para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Uberaba.


Antes, Kevin já havia apresentado a pesquisa em uma reunião de secretariado de Uberaba e na posse dos Grêmios Estudantis, em abril, apontando os principais problemas dos bairros e regiões em que as respectivas escolas estão inseridas.


A chefe do Departamento de Projetos Especiais, Gleicemar Barcelos, explica que, a partir dos resultados das pesquisas aplicadas, os jovens tiveram melhor clareza do mundo como um todo. O projeto engloba fatores sociais, ambientais e culturais. Por isso, seria mais efetivo mostrar quem aplicou as pesquisas e teve contato direto com aquele universo. "Ninguém melhor do que os próprios agentes para mensurar os resultados e a metodologia aplicada. Eles estiveram nos bairros onde moram, nos bairros vizinhos e visitaram os bairros dos colegas. Isso agrega muito, porque oportuniza a criticidade deles", declara Gleice.


Kevin fala sobre como atuar no grêmio estudantil e aplicar o projeto tem impactado em sua vida. "O objetivo da pesquisa é identificar quais são os principais problemas do bairro e a partir disso aprofundar a discussão e buscar sugestões de intervenção na realidade. Nós não teríamos essa iniciativa sozinhos, sem o projeto", declara Kevin. O aluno pontua, também, a importância de incentivar a participação dos estudantes das ações de cidadania como protagonistas juvenis.


O Projeto Pesquisa-Ação - foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação - SEMED, a partir do Departamento de Projetos Especiais, e desenvolvido nas 30 escolas municipais, destinado aos alunos dos Grêmios Estudantis que, sob a orientação dos professores do Tempo Integral II, praticaram as ações propostas.


Os Grêmios Estudantis são constituídos, no início de cada ano letivo, a partir de um processo eleitoral democrático com o envolvimento da comunidade escolar, no qual 10 estudantes são eleitos para os cargos específicos de: Presidente; Vice-Presidente; Tesoureiro; Secretário I e II; Diretor de Comunicação e Publicidade; Diretor de Ética e Cidadania; Diretor e Esporte e Lazer; Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Diretor de Arte e Cultura.


O projeto Pesquisa-Ação possibilitou ampliar a visão desses alunos, além do ambiente escolar e exigiu a reflexão contextualizada, considerando e relacionando equipamentos e serviços públicos que garantem, ou pelo menos deveriam garantir, a dignidade e a qualidade de vida da comunidade onde estão inseridos.


O trabalho foi desenvolvido por meio de ferramentas investigativas e formulação de matrizes analíticas, com questionamentos formulados pelos gremistas e aplicados por escola.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar