WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

08/06/2019 - Projetos de sustentabilidade desenvolvidos por alunos da rede municipal recebem bolsa

Os projetos serão executados entre junho e novembro com acompanhamento de universitários
 
A I Mostra de Ciência e Tecnologia Ambiental, realizada no final de maio, no Campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no Parque Tecnológico, contou com a participação de cerca de 400 alunos de trinta escolas da rede municipal de ensino de Uberaba. Além de apresentarem suas ideias e soluções para o meio ambiente, os estudantes participaram de atividades como visita guiada à composteira dos resíduos do Restaurante Universitário e à Estação Meteorológica e exposição de maquetes e lanche.


O projeto se originou na parceria entre a Secretaria Municipal de Educação/Departamento de Projetos Especiais e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), culminando em bolsas científicas para os melhores trabalhos desenvolvidos com o Grupo de Liderança da rede municipal, Agentes de Meio Ambiente (AMA). Ao todo, dez escolas foram escolhidas e cinco escolas/grupos serão contempladas com bolsas no valor de R$600,00 e outras cinco com o valor de R$400,00.


A Comissão Avaliadora é formada por professores do curso de Engenharia Ambiental da UFTM e pontuou os projetos de acordo com o resumo e a apresentação, resultando na escolha e premiação dos melhores projetos. O prêmio será uma bolsa de Iniciação Científica Júnior para o grupo de alunos (Agentes do Meio Ambiente), representante de cada projeto, por seis meses. Esse dinheiro deverá ser utilizado para compra de material de consumo para execução dos projetos premiados. Ao final, cada projeto premiado deverá enviar um Relatório Final das atividades desenvolvidas à coordenação do evento, assim como a Prestação de Contas. 


A chefe do Departamento de Projetos Especiais, Gleicemar Barcelos, fala sobre a importância de a Secretaria de Educação inserir os jovens no ambiente acadêmico, por meio de parcerias como essa com a UFTM. Para ela, a proximidade entre os estudantes dos dois universos é interessante e produtiva porque amplia os horizontes de todos. "Esse vínculo que os universitários criam com os meninos da educação básica abre o leque de oportunidades, a autonomia deles diante das atitudes e como tudo isso impacta de forma direta no futuro deles", fala Gleicemar. 
Resultado da apresentação dos Trabalhos em Ciência e Tecnologia Ambiental, seguindo os critérios de avaliação:


1º Lugar - Escola Municipal Urbana Frei Eugênio, com o Projeto "Laboratório Vivo"; 2º Lugar - Escola Municipal Anísio Teixeira, com o Projeto "Xô Pombos"; 3º Lugar - Escola Municipal Professora Olga de Oliveira, com o Projeto "Criação de Espaço Recreativo e Sustentável"; 4º Lugar - Escola Municipal Padre Eddie Bernardes, com o Projeto "Revitalização do Espaço Escolar"; 5º Lugar - Escola Municipal Esther Limírio Brigagão, com o Projeto "Descarte do Lixo, Reciclagem e Sustentabilidade: Movimentações em Prol da Preservação"; 6º Lugar - Escola Municipal Norma Sueli Borges, com o Projeto "Juntos e Misturados: Revitalizando o Espaço Verde da Escola"; 7º Lugar - Escola Municipal Boa Vista, com o Projeto "O Mundo das Plantas"; 8º Lugar - Escola Municipal Monteiro Lobato, com o Projeto "Jardim Suspenso"; 9º Lugar - Escola Municipal José Geraldo Guimarães, com o Projeto "Plantando o Futuro"; 10º Lugar - Escola Municipal Niza Marquez Guaritá, com o Projeto "Horta Escolar".

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar