WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

07/06/2019 - Núcleos da EJA estão com rematrículas e matrículas abertas para o segundo semestre de 2019

As rematrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), das escolas municipais para o segundo semestre de 2019, acontecem até o dia 14 de junho. No período de 18 a 28 de junho, serão abertas as matrículas para novatos.


As unidades que oferecem a EJA, para a conclusão do ensino fundamental são as escolas municipais Boa Vista, Frei Eugênio, Professor José Geraldo Guimarães e Esther Limírio Brigagão. Na Escola Municipal Uberaba, as vagas são para educação especial e na Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, as vagas são para idosos.


As matrículas para a EJA podem ser realizadas nessas unidades, com a seguinte documentação: comprovante atualizado de endereço; cartão de vacinas atualizado, para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental; documento de identidade (RG) ou de identificação com foto a ser apresentado pelo aluno maior de 18 (dezoito) anos; documento de identidade (RG) ou de identificação com foto do responsável legal do aluno menor de idade; histórico escolar ou declaração de transferência; cartão do SUS; cartão de benefício do Programa Bolsa Família, quando for beneficiário, para registro do NIS (Número de Identificação Social) do aluno.


A assessora pedagógica da EJA, Hedilamar Adriano, fala que o esforço da Secretaria Municipal de Educação para a adesão a essa modalidade tem dado bons resultados. "Nós sabemos das dificuldades dos alunos, quanto às questões pessoais, mas nossas equipes estão se empenhando em criar um ambiente mais atraente para os alunos permanecerem na escola”, explica Hedilamar. A expectativa da assessora é fechar turmas com público mínimo de trinta alunos por sala e que, pelo menos, oitenta por cento desse número complete a etapa.


Atualmente a EJA é oferecida no período noturno, com uma média de 600 alunos matriculados. A idade varia entre 16 e 72 anos.


Educação de Jovens e Adultos - A EJA é a oportunidade para as pessoas, acima de 15 anos, que não terminaram os estudos. No caso da rede municipal, até o 9º do ensino fundamental. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, assim, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.


Através da Lei número 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Já a especificidade da EJA é determinada através da Resolução CNE/CEB Nº 1, DE 5 DE JULHO DE 2000 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos.


Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar