WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

06/06/2019 - Semana do Meio Ambiente destaca conscientização cidadã com Blitz Ecológica

Nesta quinta-feira (6), das 9h às 10h30, a VIII Semana Integrada do Meio Ambiente de Uberaba destaca na programação o descarte consciente dos resíduos e coleta seletiva com a ação de Blitz Ecológica. A atividade acontecerá no cruzamento da avenida Leopoldino de Oliveira com Guilherme Ferreira. A agenda é uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


De acordo com Letícia Giane, da diretoria de Educação Ambiental, a Blitz será um momento de conscientização para que a população se atente ao papel cidadão de contribuir com o meio ambiente do município. “Vamos distribuir o lixo-car, que incentiva o motorista manter seu lixo no carro e não descartar irregularmente nas ruas, e também trabalharemos com a distribuição de uma cartilha educativa para esclarecer sobre pontos de descarte correto de resíduos, como lixo eletrônico, entre outros”.


O secretário Marlus Salomão frisa que a atuação em Educação Ambiental e conscientização da população é essencial para uma cidade com mais qualidade. “Somente com o apoio e com a cidadania de todos é que vamos conseguir vencer desafios e manter nosso ambiente limpo, e para isso a Secretaria de Meio Ambiente está sempre de portas abertas para esclarecer, orientar e auxiliar toda a população”, pontuou o secretário.


Seminário – A Semana do Meio Ambiente foi oficialmente aberta na noite desta terça-feira, com a primeira parte do Seminário cujo objetivo é discutir questões pertinentes ao Meio Ambiente com palestras e participação de autoridades do segmento. A abertura contou com a presença do prefeito Paulo Piau e a primeira-dama, Heloísa Piau, além do vice-prefeito João Gilberto Ripposati, o presidente da CDL, Ângelo Crema, o secretário de Meio Ambiente Marlus Salomão e os palestrantes da noite, promotor Carlos Valera e a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) professora Dra. Marília Carvalho de Melo.


Paulo Piau, que é engenheiro agrônomo, destacou que como relator do Código Florestal Brasileiro, sabe a importância de discussões sadias que produzem evoluções na atuação. “O cuidado com o Meio Ambiente é vital, mas produzir o sustento e o alimento também é necessário. Por isso devemos falar sobre o Desenvolvimento Sustentável. É possível produzir preservando nossas riquezas e nossa natureza”, avaliou o prefeito.


Abordando questões sobre a gestão de recursos hídricos, a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), professora Dra. Marília Carvalho de Melo ressaltou que a região de Uberaba e do Triângulo Mineiro se desenvolveu com base no agronegócio, que demanda água para sua produção. “A gestão de recursos hídricos aqui se torna ainda mais importante, pois para garantir o desenvolvimento econômico é necessário ter água. Discutimos sobre a gestão, o planejamento e a importância dos comitês de bacias, bem como sobre a conservação neste processo”.


Cooperu – Já na tarde desta quarta-feira a Cooperu recebeu a chave de um caminhão cedido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, que vai auxiliar nas atividades da Cooperativa. O secretário Marlus Salomão destacou, na oportunidade, a importância do trabalho colaborativo da população, que deve ser conscientizada para que o trabalho da Cooperu se torne cada vez mais efetivo. O presidente da Codau, Luis Neto, pontuou a necessidade de envolver conscientizações pontuais, como ações junto aos condomínios, e neste sentido anunciou parceria da Codau para a produção de cartilha e materiais educativos.


Representando o prefeito Paulo Piau, o vice-prefeito João Gilberto Ripposati agradeceu os colaboradores Cooperu pelo trabalho desenvolvido. “Hoje a cooperativa está buscando uma melhor organização, estão passando por treinamentos e melhorando a gestão. Isso fortalece novas parcerias e desenvolver a coleta seletiva, que abrange apenas 3% de sua potencialidade no município. Existem oportunidades e caminhos a serem conquistados, e a cessão deste caminhão com certeza vem para fortalecer ainda mais”.


Mais ações - A VIII Semana Integrada do Meio Ambiente também movimentará a sexta-feira (7), com agendas especiais de visitação. Das 8h30 às 10h acontecem visita monitorada e bate-papo sobre biodiversidade no Parque Jacarandá – Zoológico Municipal, com a visita de estudantes. Já das 14h30 às 16h a visita monitorada será na Mata do Ipê, com bate-papo sobre o descarte consciente dos resíduos.


A programação será encerrada com Blitz Ecológica no Shopping Uberaba no sábado (8), a partir de 13h. Haverá interação com o público nas cancelas de entrada e também no interior do shopping, promovendo uma grande conscientização com o público uberabense.


A Secretaria de Meio Ambiente conta com parceria da Codau, Soma Ambiental, Instituto Agronelli, Cooperu, Usina Vale do Tijuco, Shopping Uberaba, Grupo Petrópolis, CDL, Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM) e o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande (GD-8).
 
Jorn. Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar