WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

04/06/2019 - Consumo consciente e alimentação saudável é tema de parceria entre Semed e Procon

Nesta terça-feira (04), a Escola Municipal Monteiro Lobato, às 13h30 receberá os Agentes da Alimentação Saudável e, na quarta-feira (05), será a vez da Escola Municipal Professor Anísio Teixeira, no mesmo horário. A ação faz parte do Projeto “Agentes da Alimentação Saudável”, da Secretaria Municipal de Educação/Departamento de Educação Alimentar e Nutricional. E, uma parceria firmada recentemente com a Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), promove uma nova vertente ao projeto, com a ação “Consumo Saudável Dentro e Fora das Escolas”.


O coordenador do Núcleo de Educação para o Consumo do Procon Uberaba, Herval Kobayashi, explica que o órgão sempre estabelece ações nesse sentido, por diretriz do Ministério Público Estadual. Para maximizar a proposta, o Procon procurou auxílio da Seção de Alimentação Escolar que já desenvolve projetos de educação alimentar e consumo consciente. "Enquanto estamos em contato direto com esses jovens, percebemos o interesse deles pelo conhecimento, por uma informação nova. É a possibilidade de parcerias entre órgãos e secretarias que beneficiam a população como um todo", declara Herval.


Com a parceria entre a Seção de Alimentação Escolar e o Procon, os alunos passam a ter acesso a informações acerca da atenção jurídica, levando também informações de proteção e defesa do consumidor, como rotulagem, validade, precificação, e qualidade dos produtos.


A nutricionista e analista em gestão educacional, Marianna Gandara Reis Ferreira, explica que são atividades simples, mas com grande eficácia a longo prazo. “São atividades ligadas à alimentação com os alunos da rede pública municipal, para que eles possam vivenciar todo um processo e nós, enquanto profissionais, estaremos criando agentes formadores. São alunos que se interessam por qualquer coisa ligada a nutrição, alimentação saudável e eles serão sujeitos ativos no processo de aprendizagem e multiplicadores de tudo o que for passado a eles”, declara Marianna, uma das idealizadoras do projeto.


Projeto “Agentes da Alimentação Saudável” – O projeto consiste em oportunizar os Agentes da Alimentação Saudável a apresentarem suas vivências sobre alimentação e os fatores ambientais que os rodeiam, de forma que os alunos compreendam a importância de se ter uma alimentação saudável, além de prevenir doenças que já existem em alguns familiares, é possível e simples. O projeto, que se iniciou ano passado, tem como principal objetivo o incentivo à alimentação saudável e a Educação Alimentar e Nutricional, além de disponibilizar ferramentas que unem conhecimento e experiências para que os alunos se sintam mais seguros para fazer as suas escolhas e influenciarem os colegas, os pais e a comunidade.


O objetivo é que todas as escolas da rede municipal adotem o projeto. Participam, por enquanto,as escolas municipais Madre Maria Georgina, Adolfo Bezerra de Menezes, Professor Anízio Teixeira, Celina Soares Paiva, Frederico Peiró, Joubert de Carvalho, Maria Lourencina Palmério, Monteiro Lobato, Professora Norma Sueli Borges, Professora Olga de Oliveira, Professora Geni Chaves, Santa Maria, Sebastião Antônio Leal, Professora Stella Chaves e Uberaba.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar