WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

03/06/2019 - Prefeitura abre amanhã a VIII Semana Integrada do Meio Ambiente de Uberaba

Começa nesta terça-feira (4) a VIII Semana Integrada do Meio Ambiente de Uberaba, organizada pela Prefeitura de Uberaba por meio da Secretaria de Meio Ambiente. A programação vai até dia 8 com palestras, debates, ações, visitas e blitz ecológica, trazendo como o tema central “A responsabilidade do poder público e do cidadão na gestão socioambiental”.

A abertura oficial será com o Seminário de Meio Ambiente na terça às 18h30, no CDL, com a presença do prefeito Paulo Piau, o secretário de Meio Ambiente, Marlus Salomão, e demais autoridades, entre elas a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) professora Dra. Marília Carvalho de Melo.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Marlus Salomão, destaca que o seminário de abertura dá início à VIII Semana Integrada do Meio Ambiente com palestras de peso. “O evento conta com autoridades e grandes profissionais na programação, elevando os níveis de conhecimento sobre diversas áreas de atuação. É uma oportunidade imperdível para os profissionais que atuam em áreas ambientais, estudantes, acadêmicos das instituições de ensino superior do município, entidades da sociedade civil e toda a população interessada”.

O Seminário de Meio Ambiente acontecerá no CDL Uberaba - Rua Luís Soares, 520 - bairro Fabrício. Na terça-feira o credenciamento terá início às 18h30, e após a abertura oficial acontecerá a palestra “Recursos Hídricos: desafios da gestão no estado de Minas Gerais e Triângulo Mineiro”, com a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) professora Dra. Marília Carvalho de Melo. Em seguida a palestra traz o tema “Gestão das barragens no estado Minas Gerais / Caso Brumadinho. O palestrante é Carlos Valera, promotor de Justiça da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos rios Paranaíba e Baixo Rio Grande. As palestras serão seguidas de uma mesa de debates acerca dos temas.

Na quarta, dia 5, o Seminário terá início às 19h e a primeira palestra será “Projeto Ali Asas – Áreas de solturas de animais silvestres”, com a médica veterinária do Instituto Federal de Floresta, Dra. Juliana Macedo Magnino Silva. Em seguida a bióloga Elaine Karina Vaz apresenta a palestra “Fitofisionomias do Cerrado sob a perspectiva socioambiental”. A última palestra vai falar sobre a “atuação do ministério público na preservação e conservação da biodiversidade”. Quem ministra é a promotora de Justiça do Meio Ambiente, Dra. Monique Mosca Gonçalves. O seminário será encerrado com mesa de debates e a participação do público.

Mais ações - Também na quarta-feira, 5 de junho, o Projeto Coleta Seletiva ganhar destaque às 15h com a entrega de um caminhão à Cooperu pela Prefeitura de Uberaba e Codau. No dia 6, das 9h às 10h30, a programação destacará o descarte consciente dos resíduos e coleta seletiva com a ação de Blitz Ecológica. A atividade acontecerá na Av. Leopoldino de Oliveira e Av. Guilherme Ferreira.

A VIII Semana Integrada do Meio Ambiente também movimentará a sexta-feira, dia 7, com agendas especiais de visitação. Das 8h30 às 10h acontece visita monitorada e bate-papo sobre biodiversidade no Parque Jacarandá – Zoológico Municipal, com a visita de estudantes. Já das 14h30 às 16h a visita monitorada será na Mata do Ipê, com bate-papo sobre o descarte consciente dos resíduos.

A programação será encerrada com Blitz Ecológica no Shopping Uberaba no sábado, dia 8, a partir das 13h. Haverá interação com o público nas cancelas de entrada e também no interior do Shopping, promovendo uma grande conscientização com o público uberabense.

A Secretaria de Meio Ambiente conta com parceria da Codau, Soma Ambiental, Instituto Agronelli, Cooperu, Usina Vale do Tijuco, Shopping Uberaba, Grupo Petrópolis, CDL, Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM) e o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande (GD-8).

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar