WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

29/05/2019 - Evento da rede municipal traz Jogos Olímpicos da Era Moderna a Uberaba

Sábado, dia 1º de Junho, acontece a abertura da IV Olimpíada e Paralimpíada Interescolar Municipal de Uberaba – 2019, a partir das 8h30, no Ginásio do Jockey Club, no Centro. O evento que já faz parte do calendário escolar da rede municipal tem por finalidade o aumento da participação de crianças, adolescentes, jovens e adultos da Rede Municipal de Uberaba, em atividades desportivas e paradesportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos. O tema de abertura será “Os Jogos Olímpicos de Verão da Era Moderna”, em que cada escola representará uma cidade olímpica.


De 03 a 07 de junho, os jogos acontecerão no turno matutino, nos núcleos esportivos: Cemeas Boa Vista e Abadia, Casa do Menino, Uniube e Parque das Acácias.


Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão atividades esportivas olímpicas e paralímpicas, culturais e de conhecimento, no período noturno. Já para a educação infantil, a programação da gincana acontecerá de acordo com cronograma de cada unidade. O encerramento acontecerá no período de 10 a 14 de junho, dentro das unidades escolares.


Mariana Oliveira, chefe do Departamento de Educação Física Escolar lembra que as atividades estão inseridas no calendário escolar, como mais uma ferramenta de aprimoramento e aprofundamento das práticas corporais, desportivas e de cultura de movimento em todos os espaços educacionais, levando os alunos a construírem e a fortalecerem valores e formarem conceitos, por meio das atividades desportivas e paradesportivas, além dos benefícios à saúde física e psicológica, atendendo e cumprindo seu direito constitucional à prática de esportes. “Os nossos objetivos são de fomentar a prática do esporte e do paradesporto com fins educativos, além de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania e promovendo o intercâmbio socioesportivo entre os participantes e as comunidades envolvidas, dentre outros”, finaliza.


Segue sugestão de pauta da Secretaria de Educação:


Na abertura do evento, cada unidade escolar levará um atleta ou ex-atleta olímpico e/ou paraolímpico, de Uberaba, contando pontos para a premiação final, por escola. Além disso, o desfile olímpico terá fogo simbólico e acendimento da Pira Olímpica, sendo que cada unidade apresentará costumes, bandeiras, vestimentas e até comidas típicas de cidades que já foram sede dos Jogos no mundo. Aqui, vale mostrar a interdisciplinaridade, apresentada em aulas de geografia, história, português e literatura.


Outra sugestão é mostrar como a educação física escolar evoluiu e como os alunos despertam interesse pelos esportes, por meio da oportunidade que temos na escola pública municipal. Nos jogos, os alunos disputam diversas modalidades, como atletismo, frisbee, xadrez, streetball, badminton, natação, Vôlei, Judô, handebol, corrida, futsal, ginástica artística, dentre outros.
 
Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar