WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

24/05/2019 - Alunos mostram ideias para o meio ambiente em Feira de Ciência e Tecnologia

A parceria é entre a Secretaria de Educação e a UFTM e os melhores trabalhos receberão bolsas


Cerca de 400 alunos estão finalizando os projetos para a I Mostra de Ciência e Tecnologia Ambiental, que acontecerá nos dias 29 e 30 de maio, das 13h às 16h, no Bloco N, Campus da UFTM, na Univerdecidade. Durante os dois dias, os estudantes além de apresentarem suas ideias e soluções para o meio ambiente, participarão de atividades como visita guiada à composteira dos resíduos do Restaurante Universitário e à Estação Meteorológica e exposição de maquetes e lanche.


O projeto se originou na parceria entre a Secretaria Municipal de Educação/Departamento de Projetos Especiais e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), e culminará em cinco bolsas científicas para os melhores trabalhos desenvolvidos com o Grupo de Liderança da rede municipal, Agentes de Meio Ambiente (AMA). 


As professoras Priscila Amorim, da Semed e Ana Paula Mila, coordenadora do Instituto de Ciências e Tecnologia da UFTM, acompanham as ações de educação ambiental voltada para as escolas. Os alunos foram orientados por universitários do curso de Engenharia Ambiental da UFTM, que desenvolveram, tecnicamente, os projetos anteriormente apresentados na 2ª Conferência Municipal Infanto-juvenil para o Meio Ambiente, que aconteceu em 2018, com o tema Água. De acordo com Priscila Amorim, os universitários visitaram as escolas, avaliando e prospectando alternativas para cada um dos projetos. As atividades propostas para essa etapa também incluem reuniões periódicas, levantamento de demandas ambientais e reconstrução do projeto. 


Entre os principais temas trabalhados para a Mostra, há a revitalização de espaços verdes dentro das escolas e sua funcionalidade, além de propostas para resolver os problemas sanitários, como drenagem de terrenos, afastar pombos e conscientização para a educação ambiental.  


A Comissão Avaliadora, formada por professores do curso de Engenharia Ambiental da UFTM, dará uma nota para o resumo e a apresentação, resultando na escolha e premiação dos cinco melhores projetos. O prêmio será uma bolsa de Iniciação Científica Júnior para o grupo de alunos (Agentes do Meio Ambiente) representante de cada projeto, por seis meses. Esse dinheiro deverá ser utilizado para compra de material de consumo para execução dos projetos premiados. Ao final, cada projeto premiado deverá enviar um Relatório Final das atividades desenvolvidas à coordenação do evento, assim como a Prestação de Contas. De junho a novembro, os projetos serão executados. 

Jorn. Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar