WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

23/05/2019 - Projeto Reviverde ultrapassa 10 mil mudas plantadas e avança para nova etapa

Mais de 10 mil mudas já foram plantadas em Uberaba com o projeto Reviverde que integra as comemorações de 200 anos do Município. Após a  fase de arborização focada nas principais avenidas de entradas da cidade, a próxima etapa já foi iniciada pela Secretaria de Meio Ambiente contemplando praças e paisagismo de canteiros centrais.


O secretário de Meio Ambiente, Marlus Salomão, cita que as entradas de Uberaba somam mais de nove mil mudas plantadas. “Nesta fase concluída foram contempladas os canteiros centrais e entorno das principais avenidas de acesso à cidade, como na região da Univerdecidade e ao longo de toda Avenida Dona Maria de Santana Borges, uma das principais ligações entre o centro da cidade e o Terminal Beija-Flor”. 


O projeto Reviverde segue a proposta das Organizações das Nações Unidas (ONU) priorizando as áreas verdes nas Zonas Urbanas, além de contribuir para o embelezamento e saúde da cidade, e agora entra em uma nova etapa, avançando para os bairros. Arborização e projetos de paisagismo já estão em andamento em locais como o canteiro central da Avenida Tonico dos Santos e praça no Jardim Uberaba. 


Concluídas - Nesta semana foi concluída a arborização da praça próxima à Adefu. O projeto teve como objetivo criar um ambiente de sombra e qualidade, sem afetar a utilização do espaço, que é local de atividades para a Adefu. Neste local foram plantadas mudas de oitizeiros. Outro local concluído é a praça do Residencial 2000, que também recebeu oitizeiros para sombreamento próximo às instalações da academia ao ar livre. A praça também tem nichos com composições para sombra e embelezamento, contando com mudas de ipê, ipê cascudinho, quaresmeira e clúsias, conforme explicou o biólogo Paulo César Franco, da Semam.


Avançando, o projeto se consolida no intuito de melhorar a qualidade do verde no município. "O Reviverde está avançando positivamente e reforçando sua maior premissa, que é oferecer mais qualidade de vida à população. E para isso também precisamos contar com a colaboração de todos, para manter os locais limpos e preservados”, salientou o secretário Marlus Salomão.


Planejamento e manutenção – Tão importante quanto o plantio, o secretário Marlus Salomão pontua que o Reviverde também dá atenção especial à etapa de manutenção, que inclui a recuperação de áreas degradadas e manutenção do plantio já feito. “A manutenção abrange a retirada das plantas invasoras e o replantio de mudas mortas, coroamento, adubação, combate a formigas, reparos de cercas, dentre outras situações dentro do programa. Uma etapa depende da outra e a manutenção é tão importante quanto o plantio, portanto mantemos o trabalho contínuo”.


Outro importante ponto é o estudo de compatibilidade das mudas a cada tipo de área de plantio, para que não ocorram situações de quebra de calçadas ou situações adversas que possam vir a prejudicar o espaço. Estão entre as espécies plantadas, Ipê, Manacá da Serra, Resedá, Jacarandá, Magnólia, Flamboyant Mirin, Quaresmeira, Pata de Vaca, Eucalipto, dentre outras. Entre as frutíferas estão a Amora, Araçá, Acerola, Jabuticabeira, Pitanga e Uvaia. 

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar