WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

22/05/2019 - Município oferece curso de Percussão na Fanfarra e Grupo Rítmico

A Rede Municipal de Ensino de Uberaba conta atualmente com diversos grupos de música, que tem sido frequentemente abordada em pesquisas na área da educação, como ferramenta de formação intelectual e de transformação na aprendizagem. Por isso, o departamento de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação está investindo na formação de novos professores e está com inscrições abertas, até sexta-feira, 24, para o Curso de Percussão na Fanfarra e Grupo Rítmico. Os interessados podem procurar a Casa do Menino, na Avenida Nenê Sabino, 160 (Bairro Olinda), das 13h às 15h, para as inscrições gratuitas. 


A aula inaugural acontecerá no dia 25 de maio, às 8h, no mesmo local. O curso será ministrado pelo professor Fernando Santana, que tem realizado um trabalho de excelência na rede municipal, formando crianças e adolescentes com habilidades para a música. Atualmente, ele comanda a Banda Sinfônica Jovem Músico. 


O curso é direcionado a professores da rede municipal, da parceira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e, também, será ofertado para a comunidade, com interesse em música. As vagas são limitadas. Serão trabalhados temas como: Conceitos de Percussão e de Fanfarra; A contribuição dos grupos de percussão e fanfarra na formação dos alunos; Origem e estudos de ritmos básicos de percussão; Prática de ritmos de percussão; Tipos de fanfarra: banda marcial/banda musical; A origem da fanfarra; História da fanfarra no Brasil e no Mundo; História da Percussão; Composição básica da Fanfarra e Percussão escolar; Requisitos para a formação de um grupo de fanfarra e Percussão na escola; Prática de percussão e Fanfarra; Apresentação dos instrumentos de percussão e Fanfarra.


Os grupos musicais de percussão e de fanfarra, são estratégias de grande relevância para o aprofundamento no estudo da música. São entendidas como conjuntos instrumentais, presentes na sociedade, desde o Brasil Colônia, no contexto da música brasileira. 


A Fanfarra nas escolas da rede municipal de ensino possui uma longa caminhada de formação de grupos, de organização para as festividades do município e de aprendizado musical, que, consequentemente, possibilitou os alunos a entrada para o universo da música. Muitos dos participantes das fanfarras no município de Uberaba, encontram-se na rede municipal de ensino, como professores, gestores e até mesmo, arte educadores. 


A Percussão nas escolas da rede municipal de ensino, também fez um caminho de formação de grupos. O envolvimento dos alunos, em especial, dos adolescentes nesta modalidade musical, favoreceram a permanência e a continuidade deste ritmo e dos grupos existentes.

Jorn. Monica Cussi 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar