WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

21/05/2019 - Inscrições para 2º Seminário Municipal de Fortalecimento das Famílias estão abertas

Evento discutirá a importância do protagonismo familiar na garantia dos direitos

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Departamento de Proteção Social Básica, com apoio dos Centros de Referência da Assistência Social, realiza 2º Seminário Municipal de Fortalecimento das Famílias dentro do Projeto Portas Aberta no dia 6 de junho. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no link http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,46412, com emissão de certificado.


O tema do Seminário será “O protagonismo familiar na busca e garantia de direitos”, seguindo as diretrizes de trabalho do titular da Seds, Marco Túlio Cury, de focar no fortalecimento de vínculos. O Seminário busca orientar e esclarecer para as famílias participantes sobre como e onde elas poderão buscar auxílio na aquisição dos seus direitos, repensar o papel de cada membro daquela família, tanto na geração de renda quanto na melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento da autonomia de cada um de seus membros. 


Keila Afonso Rezende, coordenadora do Projeto Portas Abertas, explica que o primeiro seminário foi mais voltado para os profissionais que atuam na área, e que este será mais focado nas famílias, sem excluir os profissionais. “Vamos conversar com as famílias, conversando tirando dúvidas, relatos de experiências de uma família de cada Centro de Referência com os serviços de fortalecimento de vínculos realizados dentro dos CRAS. Não é só voltado para a família, mas para que cada pessoa se entenda como parte de uma família. Então profissionais e toda a comunidade podem participar, pois eles também fazem parte de uma família e atuam diretamente com famílias”, relata Rezende. 


O seminário ainda estará recebendo sugestões de como trabalhar determinados temas junto às famílias dentro das instituições governamentais e não governamentais, com foco na promoção da cidadania e no fortalecimento de vínculos. Os públicos alvos são: mães, pais, filhos, avós, comunidade em geral, assistentes sociais, advogados, membros de associações de bairro e instituições, professores, psicólogos, diretores, coordenadores, gerentes, agentes, médicos, auxiliares, enfermeiros, universitários, estudantes e todas as pessoas que se interessarem pelo assunto.


O 2º Seminário Municipal de Fortalecimento das Famílias acontece das 07h30 às 11h30, do dia 06 de maio, na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), localizado na Av. Leopoldino de Oliveira, 1254 - Parque do Mirante, Uberaba. 


Cronograma. A abertura conta com apresentação cultural realizada pelos profissionais e famílias atendidas na UAI, após a qual serão ministradas duas palestras, com a temática “O Protagonismo Familiar na Busca e Garantia de Direitos”, ministrada pela Secretária Municipal de Educação, professora Silvana Elias, e “Família Contemporânea: descortinando seus meandros”, ministrada pela Professora Doutora Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves. Após as palestras, a chefe Departamento de Contabilização Geral da Seds, Raquel Paranhos Nogueira, falará sobre o tema Serviços de Atendimento e Promoção à Família. Logo em seguida será realizada uma mesa com relato de experiências e apresentação cultural das famílias atendidas nos CRAS Vila Paulista, Morumbi, Residencial 2000, Décio Moreira, Boa Vista, Abadia, Pólo I e Tutunas, sob a coordenação da Diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Seds, Gabrielle Palvas.


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar