WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

17/05/2019 - Professora cria e disponibiliza sistema de gestão escolar para a rede municipal

O Syscola já é utilizado em duas escolas e aprovado pela economia de tempo e recursos financeiros

Desde o ano passado, a professora das escolas municipais Arthur de Melo Teixeira e Professor José Geraldo Guimarães, Ângela Almeida, desenvolveu um sistema denominado Syscola (Sistema de Gestão Escolar), que tem como finalidade gerenciar informações escolares, desde avaliações, planejamentos, registros de módulos e frequência de funcionários. Após uma avaliação do sistema pelos técnicos do Departamento de Educação Tecnológica (Detic), da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba, o benefício deverá se estender por todas as unidades da rede municipal em breve. 


Um dos destaques do projeto pensado por ela foi a aplicação de avaliações online, que agradou aos professores e aos alunos de ambas escolas onde ela trabalha, bem como o funcionamento do produto. Um dos pontos chave do Sistema é a economia com impressão de avaliações. Pode-se salientar, também, o banco de dados online sem risco de perder as informações. 


A ferramenta permite atividades como acompanhar e gerenciar os planejamentos dos professores; controlar a frequência e atestado de funcionários; agendamento de recursos tecnológicos; avaliações online com gráficos e tabelas dos resultados; requerimento de impressão e cópias e padronização de avaliações. 


Luiz Henrique Araújo, chefe do Detic, descreve o sistema como fácil e intuitivo, e foi analisado por técnicos do departamento. Após essa avaliação e a perspectiva de se poder implantar nas outras unidades, ele conta que a professora aceitou disponibilizar gratuitamente o Syscola para a rede municipal, que ampliará as possibilidades de ensino-aprendizagem dos alunos, facilitará a vida dos professores e gestores, além de cumprir com o objetivo da Semed, de colocar a tecnologia educacional a favor do desenvolvimento do aluno. 


Para a implantação do Syscola em toda a rede, os especialistas acreditam que deve ser breve, porém depende de algumas condições técnicas e, posteriormente, a implantação pelo sistema da Codiub. 


Currículo - Ângela Almeida possui especialização em Tecnologias Integradas à Educação pela FAZU (Uberaba-MG). Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba (2004). Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFET (2010). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

Jorn. Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar