WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

11/05/2019 - Servidores da Educação participarão do programa “Mexa-se pela vida”

É um projeto que estimula as oito práticas para a promoção da saúde

 

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Diretoria de Logística, em parceria com a professora Lislei Patrizzi Martins, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, (UFTM), iniciará, na segunda-feira, o projeto “Uberaba: mexa-se pela vida” que, inicialmente, terá como público-alvo, servidores da educação. Às 13h, no anfiteatro da Codau, haverá a palestra “Perfil de saúde, estilo de vida e efeito da utilização de oito práticas específicas de promoção de saúde no município de Uberaba”.

O projeto se baseia em oito práticas de promoção da saúde: exercício físico, luz solar, água, ar puro, sono, temperança, espiritualidade ou confiança em Deus, alimentação saudável, temperança. Lislei é professora o curso de Fisioterapia e do mestrado da UFTM e conta que o objetivo é de fazer as pessoas pensarem mais na própria saúde e serem mais ativas nesse sentido.

Ela explica que é um estudo sobre a importância de se utilizar o pacote das práticas e fazer delas um estímulo de vida. “Os oito pilares do projeto são baseados em práticas de algumas regiões, que são consideradas Blue Zones onde, comprovadamente, as pessoas vivem mais”, comenta.

São consideradas Blue Zones: Okinawa - Japão, Sardenha - Itália, Península de Nicoya - Costa Rica, Icária – Grécia e Loma Linda – (Califórnia) Estados Unidos. Essas regiões do mundo são alvo de muitas pesquisas e foram identificadas por cientistas e demógrafos como locais com características e práticas específicas que resultam em casos de alta incidência de longevidade com qualidade de vida satisfatória. Nesses países, a prática é chamada de oito remédios naturais.

Em Uberaba, o piloto foi realizado com 80 pessoas das equipes de agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde e, segundo ela, os resultados foram surpreendentes. “Registramos diminuição do stress, da pressão arterial, do IMC, e melhoras para a saúde em geral”, ressalta. 

O projeto será acompanhado por um médico, um fisioterapeuta, um enfermeiro, um psicólogo e uma nutricionista que atuam com ela na proposta.

Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar