WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

10/05/2019 - Escola Municipal Boa Vista recebe projetos de Robótica

A unidade foi escolhida entre 70 escolas do país a receber um dos projetos da Positivo

Alunos do 6ºs anos da Escola Municipal Boa Vista terão uma experiência inédita na rede pública municipal de ensino, o Curso de Robótica em Arduino, promovido pelo Departamento de Informática Educacional (Detic), da Secretaria Municipal de Educação. E uma turma do 5º ano da mesma unidade receberá outro projeto na vertente de Tecnologia Educacional, o Inventuras.

A inserção da robótica na rede municipal é uma ação pensada há algum tempo pelos técnicos da Semed e, finalmente, atenderá como experiência piloto. É um projeto em longo prazo, como explica o chefe do Detic, Luiz Henrique Araújo e que será ministrado por professores de informática da rede. “Como já comprovado em cidades que já utilizam na grade curricular, deve principalmente desenvolver o raciocínio lógico, matemático, além de ajudar no desenvolvimento interpessoal, porque eles trabalharão em grupos, criando robôs”, comenta.

Lembrando que todas as atividades terão cunho pedagógico, desde um traçado, a descrição do projeto escrito, cálculos e aplicabilidade em qual área irão atender. “É um prospecto para desenvolver futuras startups e estabelecer, aos alunos, a o ingresso em outras instituições com viés tecnológico. Nosso lema é unir a tecnologia ao processo de ensino-aprendizagem”, relata.

A data para o início do curso será divulgada em breve.

Inventuras. Outra novidade é o programa Inventuras, que será coordenado pelo professor Samuel Barbosa de Oliveira, e atenderá uma turma de 5º ano, em parceria com o Positivo Internacional com o grupo no Brasil. Somente 70 escolas do Brasil receberam essa proposta. É um projeto de três meses que servirá como preparação dos alunos para futuras ações dentro da rede municipal aplicando a tecnologia educacional.

Samuel indica que o objetivo do projeto é mostrar que qualquer pessoa pode programar. A ideia para os estudiosos da área é que o ensino regular ofereça aulas de programação, em longo prazo, com linguagem que os estudantes conseguem assimilar com facilidade.

“Já recebemos o material e, na próxima quarta-feira (15), faremos a primeira aula. Os alunos recebem apostila, placa, um cadastro no site e todo o suporte para o desenvolvimento do projeto, que é interativo”, cita.

A novidade é fruto de um trabalho de pesquisa da professora Juliana dos Santos, pedagoga que monitora sites e projetos ligados à educação tecnológica.

Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar