Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Meio Ambiente

08/05/2019 - Plano de Bacia é apresentado no Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Rio Grande

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande – CBH-GD8, responsável pelo gerenciamento da política de recursos hídricos da Bacia incluindo 19 municípios, se reuniram em Uberaba nesta terça-feira (07) para a 1ª reunião ordinária de 2019. Entre as pautas, a apresentação técnica do Plano de Bacia do CBH Baixo Rio Grande GD-8 pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

O secretário adjunto de Meio Ambiente de Uberaba e presidente do CBH-GD8, Marco Túlio Prata, explica que o Plano de Bacia é um documento com estudos que darão as diretrizes para toda a gestão de recursos hídricos dentro da área compreendida pela bacia. “Este Plano deve ser aprovado pelo comitê e hoje, a partir da apresentação oficial do IGAM, demos início às discussões acerca do documento. O Plano foi financiado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e tem sido elaborado a partir de estudos técnicos detalhados e de alta complexidade há cerca de três anos, apresentando dados primários e secundários para ações de curto, médio e longo prazo a partir de um diagnóstico completo”, pondera Prata.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Marlus Salomão, o Plano de Bacia será ferramenta essencial para que Uberaba e todos os municípios da Bacia do Baixo Rio Grande estabeleçam suas atuações. “Este documento conterá dados e diretrizes extremamente necessários para estabelecermos ações e políticas públicas que preservem nossos recursos hídricos de forma segura, não só a curto prazo, mas com olhar para o futuro”.

As próximas reuniões, segundo Marco Túlio Prata, serão de aprofundamento das discussões. Os encontros são bimestrais. “Este é um instrumento de gestão da Política Nacional de Recursos Hídricos e é uma ferramenta significativa, pois a partir dele outras discussões entrarão em pauta. A partir desta apresentação demos um pontapé importante, portanto, para a aprovação do Plano de Bacia”, destaca o presidente do Comitê.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub