Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Desenvolvimento Social

08/05/2019 - “Faça Bonito” conscientiza sobre combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes em Uberaba

Campanha buscar orientar sobre sinais de abuso e onde denunciar

 
A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) e demais Secretarias afins, demais membros do Sistema da Garantia de Direitos (SGDCA), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicau), Conselhos Tutelares, Unimed, Organizações das Sociedades Civis representadas pela Casa do Adolescente da Guadalupe, Casa do Menino, LBV e Câmara Municipal promovem ações de conscientização dentro da campanha “Faço Bonito”.


A campanha celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio, e tem como objetivo conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual e combater o abuso e a exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes.


Serão realizadas várias atividades durante o mês, culminando na concentração e passeata na Praça Dom Eduardo, às 13h, na sexta-feira, dia 17 de maio. A chefe do Departamento de Proteção Social Especial, Claudia Cristina da Silva, explica que a ação busca reunir Organizações Não Governamentais e órgãos públicos que atuam com crianças e adolescentes, bem como instituições privadas e comunidade em geral em prol dessa luta. “Vamos nos reunir e seguir até a Câmara Municipal, com faixas, música, cartazes, chamando a população. Na Câmara, 11 instituições que estão trabalhando há um ano sobre essa temática, um trabalho que iniciou na campanha de 2018 vão receber um Certificado pela atuação contínua no combate aos abusos contra crianças e adolescentes”, destaca Claudia.


Cronograma. As atividades começam nesta terça-feira (07), com palestra educativa na Patrus Transportes Urgentes. Durante todo o mês serão realizadas palestras, como na VLI Transportes na quinta (09), além de blitz educativas em parceria com o Maio Amarelo, em vários pontos da cidade, como na Avenida Barão do Rio Branco esquina com Avenida Apolônio Sales, também na quinta. Durante as blitz, será distribuído material explicativo sobre a história do 18 de maio, além de orientações sobre o que é abuso, quais as formas de abuso, quais os sinais a serem reconhecidos e onde denunciar.


No dia 10, as equipes estarão no Posto da Policia Rodoviária Federal – BR 050; na Avenida Prudente de Morais no dia 14; Avenida Leopoldino de Oliveira esquina com Calçadão da Rua Arthur Machado, dia 15; Unidade de Atenção ao Idoso no dia 16; Posto da Policia Rodoviária Estadual MG-427 será no dia 23; e Posto Cinquentão – BR050 no dia 29. Todas as blitz serão às 09h, com exceção da ação no dia 29, que durará todo o dia, das 07h às 16h.


História. O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.


De autoria da então deputada federal Rita Camata (PMDB/ES), presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional, o projeto foi sancionado em maio de 2000. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub