Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Educação e Cultura

04/05/2019 - Projeto Cereja do Bolo formará 600 professores alfabetizadores da rede municipal

Uberaba encontra-se entre os melhores indicadores nas avaliações educacionais ao nível da alfabetização em Minas Gerais, encontrando-se na 26ª posição a nível nacional. Mesmo com o bom posicionamento, ainda há muitos desafios e um deles é a alfabetização. Por isso, Cerca de 600 professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Uberaba serão contemplados com a formação do projeto “Cereja do Bolo: Letras, Palavras e Conhecimento”, em parceria da Secretaria Municipal de Educação/Casa do Educador e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Os propositores do curso são os professores da instituição, Ana Paula Bossler e Pedro Zany Caldeira, que desenvolvem projetos há três anos com a educação municipal. O início do curso será no dia 14 de maio.

Os participantes serão divididos em 10 grupos e 60 pessoas, com 16 encontros presenciais de três horas cada e 12 horas à distância. A formação dos professores alfabetizadores privilegiará as pedagogias ativas, partindo sempre das vivências e dos questionamentos dos cursistas, desenvolvendo exercícios e simulações, de modo a que eles interiorizem as boas práticas na alfabetização e literacia das crianças entre quatro e oito anos, tal como são desenvolvidas em países como Estados Unidos, Portugal, Austrália, dentre outros.

Ao final da formação, espera-se que os educadores tenham em mãos novas ferramentas de diagnóstico relacionadas com diversas etapas da alfabetização, com foco específico na consciência fonológica e fonêmica e, também, ferramentas pedagógicas que facilitarão a ação em sala de aula com os alunos.

O curso tem como principal finalidade fazer com que os níveis de alfabetização aumentem no município e que, ao saírem do 3º ano do ensino fundamental, os alunos estejam realmente alfabetizados. Algumas sessões do curso serão especialmente dirigidas para o desenvolvimento de competências e habilidades para incentivar os pais a terem uma participação ativa, em casa e na escola, nos processos de aprendizagem dos filhos.

Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub