WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

04/05/2019 - Parceria entre rede municipal e UFTM promove Feira de Ciência e Tecnologia

Projeto desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação/Departamento de Projetos Especiais e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), culminará em bolsas científicas para os melhores trabalhos desenvolvidos com 30 Grupos de Liderança da rede municipal, Agentes de Meio Ambiente (AMA).
 
As professoras, Priscila Amorim da Semed e Ana Paula Mila, coordenadora do Instituto de Ciências e Tecnologia da UFTM, acompanham as ações de educação ambiental voltadas para as escolas. O objetivo é de que os alunos sejam acompanhados por universitários e desenvolvam tecnicamente os projetos apresentados na 2ª Conferência Municipal Infanto-juvenil para o Meio Ambiente, que aconteceu em 2018, com o tema Água.
 
A partir de agora, sob a orientação dos alunos do curso de Engenharia Ambiental da UFTM, os projetos serão reestruturados, para que se amplie a ideia e tenha um suporte técnico mais abrangente. De acordo com Priscila Amorim, os universitários estão visitando as escolas, avaliando e prospectando alternativas para cada um dos projetos. As atividades propostas para essa etapa também incluem reuniões periódicas, levantamento de demandas ambientais e reconstrução do projeto.
 
Um ou mais projetos de cada escola serão apresentados na I Mostra de Trabalhos em Ciência e Tecnologia Ambiental, em forma de resumo e pôster. Esse evento será realizado nos dias 29 e 30 maio de 2019, das 13h às 14h, na UFTM, campus Univerdecidade. Durante o evento, os Agentes do Meio Ambiente serão divididos em grupos de até 60 pessoas e participarão de atividades alternadas, com palestra, apresentação projetos, visita guiada à composteira dos resíduos do Restaurante Universitário e à Estação Meteorológica e exposição de maquetes e lanche.
 
A Comissão Avaliadora, formada por professores do curso de Engenharia Ambiental da UFTM, dará uma nota para o resumo e a apresentação, resultando na escolha e premiação dos cinco melhores projetos. O prêmio será uma bolsa de Iniciação Científica Júnior para o grupo de alunos (Agentes do Meio Ambiente) representante de cada projeto, por seis meses. Esse dinheiro deverá ser utilizado para compra de material de consumo para execução dos projetos premiados. Ao final, cada projeto premiado deverá enviar um Relatório Final das atividades desenvolvidas à coordenação do evento, assim como a Prestação de Contas. De junho a novembro, os projetos serão executados.

Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar