WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

27/04/2019 - Cemea Boa Vista e Caps I fazem parceria para atender a Rede de Proteção

A diretora do Cemea Boa Vista, Keila Beatriz de Oliveira, recebeu a coordenadora do Caps I, Marcela Sabino de Castro, para fechar parceria para atendimento das crianças e adolescentes nas oficinas esportivas e culturais. O contato aconteceu após a realização do 2º Seminário Municipal da Rede de Proteção ao Educando, promovido pela Secretaria de Educação. 


De acordo com Keila, o Caps I está localizado próximo ao Cemea, o que facilita a inserção dos alunos nas atividades. “Atenderemos de imediato, aproximadamente 50 crianças e adolescentes em oficinas de judô, dança, natação, dentre outras. Um dos nossos professores voluntários de judô vai abrir uma turma com cerca de 20 alunos para atender a demanda”, comemora. 


Para ela, a efetividade das discussões apresentadas no Seminário só será possível com parcerias como essa, usando os equipamentos sociais e as atividades já disponíveis. “Foi importante a visita da Marcela, pois ela pode conhecer melhor nosso espaço e ver in loco quais as ações que atendem melhor às necessidades dos jovens em situação de vulnerabilidade”, conta. 


Há três semanas na coordenação do Caps I, Marcela Sabino busca as parcerias com a finalidade oferecer possibilidades às crianças e adolescentes, que sofrem com a dor da violência doméstica, do abuso e das diversas situações familiares, além do rótulo de criança “problemática”. 


“Eu percebi que a maioria dos nossos atendimentos com psiquiatra, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos são queixas que causam muito prejuízo emocional e as atividades lúdicas, como a dança, o esporte promovem a abertura de um mundo à frente dessas pessoas, que não tinham muitas perspectivas”, acrescenta. 


Para ela, a linha da cultura e do esporte, desperta habilidades e comportamentos mais saudáveis, como os limites, as relações interpessoais, a alegria e o prazer. Ela cita ainda que pretende usar muito a Biblioteca Comunitária Professor Antônio Bernardes Neto. “Temos demandas graves, de abuso, de abandono, de automutilação e, a ideia é levar um pouco mais de esperança, mostrar que existem alternativas e tirar o rótulo da criança que não dá conta e às vezes fica adormecida durante a vida por falta de oportunidade”, completa. 


A parceria sela compromisso firmado durante o Seminário de fazer a Rede de Proteção funcionar com criatividade e, principalmente, sem despender grandes recursos físicos e financeiros. 


O Cemea Boa Vista atende, mensalmente, cerca de três mil pessoas, entre atividades esportivas, culturais e sociais. O Caps I atende cerca de 1.200 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, mensalmente. 

Jorn. Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar