WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

26/04/2019 - 2º Seminário Municipal da Rede de Proteção ao Educando abriu propostas para o fortalecimento do setor

O 2º Seminário Municipal da Rede de Proteção ao Educando, com o tema “Como trazer as famílias para o contexto dos serviços socioassistenciais de garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes?, reuniu em um só ambiente atores de diversos segmentos, para repensar as práticas de assistência social e educação, inclusive com representantes das Promotorias da Infância e Juventude e Família, além de Conselho Tutelar, Cras, dentre outros. 


A secretária de Educação, Silvana Elias, contou sobre a necessidade de se criar uma Seção de Assistência ao Educando, dentro do Departamento de Projetos Especiais, para que a assistência real fosse realizada com equipes multiprofissionais, ajudando a construir uma rede de valorização do ser humano, para que ele tenha uma efetiva aprendizagem. “Sem a educação não há sucesso e não há um país melhor. Precisamos pensar a educação como ferramenta de progresso e de construção de um mundo diferente. E para isso, precisamos acreditar, tirar a veste da vaidade, da falta de tempo e fazer um esforço pessoal e coletivo para dar certo”, comenta. 


O vice-prefeito João Gilberto Ripposati, representando o prefeito Paulo Piau, lembrou a todos os presentes sobre o desafio que é envolver os setores na promoção dos valores humanos já que o mundo está carente de um olhar diferente, com pessoas comprometidas com a mudança. 


O vereador Alan Carlos, presidente da Comissão de Educação, mostrou-se entusiasmado com a iniciativa de fortalecimento da rede, já que, segundo ele, para a educação e o país avançarem, é preciso discutir e possibilitar descobertas aos jovens, por meio da arte, do esporte e do conhecimento.


O evento promovido pelo Departamento de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, com apoio de toda a Rede de Proteção, que envolve também as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, representadas pelo secretário Marco Túlio Cury (Seds) e colaboradores das Unidades Básicas, dos Cras e demais entidades ligadas à rede de proteção.  


Gleicemar Barcelos, chefe do departamento está certa de que o momento foi muito rico e atingiu o objetivo. “Não podemos ficar só reclamando, temos que resguardar os direitos dos alunos, enquanto tudo falha ao seu redor. Estou saindo do encontro com muita satisfação, porque sabemos que estamos mudando hábitos e vamos buscar soluções junto às famílias”, diz. 


Rosana Marçal, da seção de Assistência ao Educando, da Semed, apresentou o trabalho feito pela Semed em relação a Assistência ao Educando. Participaram também a assistente social, Mariangélica Rodrigues da Cunha; Drª. Maila Aparecida Barbosa de Sousa, promotora de Justiça da Criança e do Adolescente de Uberaba; Drª. Miralda de Lavor Dourado, promotora da 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Uberaba -  Área de Família; Drª. Valeria Maria do Amaral Ferraz, Defensora Publica da Infância e Juventude; Marilia Cecilio Resende Ferreira; psicóloga do Capsi. 


A mesa-redonda promoveu um momento muito enriquecedor de discussão sobre os desafios enfrentados em todas as instâncias da rede de proteção, a começar da escola. 


A promotora Miralda destacou o papel da família e relatou sobre os programas da Escola Restaurativa. Maila ressaltou a importância da discussão, do diálogo e do ouvir. 


O período da tarde foi de proposições para o enfrentamento dos problemas da Rede de Proteção, com formação de Grupos de Trabalho e apresentação das ideias, que poderão ser implementadas, futuramente. 

Jorn. Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar