WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Servidor Público

19/04/2019 - Servidores municipais participam do 1º módulo do Programa de Promoção à Saúde

Duzentos e vinte e seis servidores estão no primeiro grupo de atuação do Programa de Promoção a Saúde do Servidor, que terá início na próxima segunda-feira, dia 22. As convocações fazem parte de ação da Prefeitura Municipal de Uberaba com a Unimed Uberaba, integrando o contrato com o município sem nenhum custo adicional ao poder público.


A Superintendente de Gestão Estratégica de Pessoas, Sandra Barra, relembra que o trabalho teve início em 2018, quando todos os servidores municipais passaram por  avaliação cujo objetivo foi estratificar a saúde da equipe. “Em fevereiro tivemos  análise dos resultados dessa avaliação, e um plano de cuidados foi definido com foco aos riscos cardiovasculares, diabetes, reeducação alimentar (obesidade, dislipidemia, hipotireoidismo e hipertireoidismo), tabagismo, além, das gestantes, idosos e o 'faça acontecer', para cuidados psicológicos. Agora, o primeiro grupo está sendo convidado para o início efetivo deste projeto de promoção à saúde e qualidade de vida do servidor, visando à mudança da percepção quanto ao valor da própria saúde, levando a eles cuidado próximo e humanizado”.


O secretário municipal de Administração, Rodrigo Vieira, reforça que a Prefeitura prioriza os servidores municipais e esta ação reflete a preocupação com a qualidade da saúde no trabalho. “Desejamos que todos trabalhem ativamente saudáveis, e que também desfrutem sua aposentadoria com toda saúde que merecem. A qualidade de vida do servidor é essencial e vamos fortalecer sempre as medidas de atenção à saúde”, destaca Vieira.


Quantitativos – Foram 8.025 servidores avaliados em 24 dias úteis de atendimento da Unimed Uberaba no Centro Administrativo da Prefeitura, sendo em média 300 atendimentos por dia em setembro de 2018. Dentro dos diagnósticos, 85% dos servidores declararam que não são fumantes, 6% que parou, e 9% declararam ser fumantes. 77,3% afirmaram fazer revisão odontológica anualmente e 11,96% fizeram há mais de um ano, enquanto 10,74% declararam que nunca vão ao dentista.


Quanto à prática de exercícios regulares, o número é expressivo: 62,34%, ou seja, 4.890 servidores afirmaram não praticar exercícios. 19,3% fazem 60 a 90 minutos de exercício por semana, e 18,36% praticam 150 minutos ou mais de exercício semanalmente. 84% afirmaram estar com cartão de vacina atualizado, 10% declararam estar sem cartão, e 6% desatualizado. A inserção de servidores nas atividades físicas do programa também já iniciou e os participantes são selecionados e comunicados pela equipe técnica da Unimed Uberaba.


Entre os servidores 11,7% afirmaram que bebem apenas 1 a 4 copos de água por dia; 36,35% 5 a 8 copos por dia; e 51,95% ingerem 9 a 10 copos de água diariamente. 84% afirmaram fazer cinco ou mais refeições por dia, 6% fazem três refeições, e 10% afirmaram fazer apenas duas refeições diárias.


Todos os dados estratificados pela Unimed Uberaba junto à Prefeitura de Uberaba estão balizando o atendimento no programa “Quero Mais Saúde”, visando a qualidade de vida e a promoção de saúde para os servidores municipais.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Servidor Público



Voltar