WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

16/04/2019 - Cerca de 40 escolas da rede municipal realizaram o Dia da Família na Escola

Avós, pais, irmãos, padrinhos, tias, mães, primos e amigos. É o retrato da família atualmente e, no sábado, foi o Dia da Família na Escola, uma proposta da Secretaria Municipal de Educação para promover um espalho de integração entre a comunidade educativa e a primeira escola: a família. 


Na Escola Arthur de Melo Teixeira, no Uberaba I, a manhã de sábado, dia letivo no calendário escolar, teve a parceria do pai cantor, de orquestra e apresentações dos alunos. 


Em diversas escolas aconteceram, simultaneamente, mais atividades, como café da manhã especial. No Cemei Solange Aparecida Cardoso, a Festa da Família aconteceu com tendas na rua, que foi fechada especialmente para a data. Foram realizados exames de HIV e outras doenças, aferição de pressão, orientações nutricionais, dentre outras. 


Na Escola Municipal Uberaba, o dia foi mesmo da família, que ajudou a trocar lâmpadas, fazer diversos serviços na escola, com a comunidade, com os educadores e os alunos. 


Pernas de pau, corrida, pintura, a criatividade rolou solta em quase todas as escolas da rede municipal. Cerca de 40 escolas fizeram uma manhã de diversão e união da família. 


A proposta, segundo Gleicemar Barcelos, chefe do departamento de Projetos Especiais da Semed, as escolas capricharam para abrir os portões para as famílias se sentirem em casa. A meta do projeto Escola e Família é aproximar pessoas e integrar alunos, seus responsáveis e os educadores, no ambiente escolar. O trabalho é realizado em 14 escolas de ensino fundamental e atende com uma equipe multidisciplinar, trabalhando temas polêmicos e fazendo a mediação de conflitos. 


Para Silvana Elias, nas escolas municipais de Uberaba, um paradigma foi quebrado: a festa das Mães e dos Pais, que antes restringia a comemoração alguns membros da família, retratando exatamente como são as famílias atualmente. “Não importa o desenho que a família tem; importa o amor e o cuidado entre quem a compõe”, finaliza. E enfatiza que a família é o primeiro laço com a educação. A escola tem o papel de dar continuidade na formação dessa criança e adolescente. Ela acredita que houve participação de cerca de 20 mil pessoas em todas as escolas que realizaram o Dia da Família na Escola. 


Jorn. Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar