WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

10/04/2019 - Uberaba está entre as 10 de Minas a receber o Festival Paralímpico, em setembro

Secretaria Municipal de Educação mediou a inscrição e se responsabilizará pelo evento, que envolve toda a cidade, polo em educação inclusiva

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou as cidades-sede da segunda edição do Festival Paralímpico, realizado em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, 22 de setembro. Neste ano, o evento ocorrerá no dia 21 de setembro, sábado, em 66 cidades do Brasil e Uberaba está entre elas, escolhida entre as 10 classificadas de Minas Gerais. 


O Festival é destinado a crianças com faixa etária de 10 a 17 anos, com e sem deficiência. Assim como em 2018, a programação oferecerá três modalidades por sede e terá duração de 3h30 - das 8h30 às 12h. A intenção é mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades físicas.


No município, o trabalho com educação inclusiva, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, tem destaque também no paradesporto, nas atividades do Tempo Integral II. Além de ser polo em ações de inclusão, a educação de Uberaba é referência para 39 cidades da região. E no esporte, diversas modalidades são disponibilizadas aos alunos. 


De acordo com Ana Eloisa Garcia, chefe da seção de Paradesporto Educacional, do Departamento de Educação Física Escolar, Uberaba foi classificada por meio de um projeto enviado para o Comitê e aprovado para ser uma das sedes. “Estamos muito felizes, porque o intuito é o fomento da participação dos alunos em atividades de paradesporto, já que trabalhamos tanto a inclusão na rede municipal. Isso só enriquece o nosso esforço em manter a cidade como referência em inclusão, e quem sabe também no esporte inclusivo?”, comenta. 


Além disso, ela informa que será um evento aberto à comunidade, aos familiares que poderão ver de perto o trabalho realizado com os mais de 500 alunos com deficiências e transtornos atendidos nas oficinas de esporte da rede. Entre as modalidades em que eles são atendidos, estão o kung-fu, futsal, ginástica e o carro-chefe, a natação, com um trabalho de muita dedicação e estudo dos profissionais. 


Um dos diversos destaques que se pode citar do trabalho de paradesporto da Semed é do ex-aluno Luis Henrique Alves da Silva, da Educação de Jovens e Adultos, incentivado a participar de competições de Bocha, em que foi campeão. 

O Festival - No ano passado, 48 cidades brasileiras receberam a festividade e alguns núcleos contaram com a presença de medalhistas paralímpicos como as velocistas Terezinha Guilhermina e Verônica Hipólito e a nadadora Patrícia dos Santos.


“Esse aumento no número de cidades-sede se deve ao sucesso da primeira edição, que aconteceu no ano passado, no qual o CPB atingiu mais de 6 mil crianças em todo território nacional. Neste ano, a nossa expectativa é que 10 mil crianças participem do evento”, disse Ramon Pereira, coordenador de Desporto Escolar do CPB. Confira as cidades que receberão o Festival:


Acre – Rio Branco
Alagoas – Maceió
Amapá – Macapá
Amazonas – Manaus
Bahia – Salvador, Vera Cruz
Ceará – Fortaleza
Espírito Santo – Vitória, Colatina
Distrito Federal – Brasília
Goiás – Goiânia, Anápolis
Maranhão – São Luis
Minas Gerais – Belo Horizonte, Varginha, Uberlândia, Betim, Contagem, Ipatinga, Lavras, Poços de Caldas, Três Corações, Uberaba.
Mato Grosso do Sul – Campo Grande, Dourados
Mato Grosso – Cuiabá
Pará – Belém, Marabá, Paraupébas
Paraíba – João Pessoa, Campina Grande
Pernambuco – Recife
Paraná – Curitiba, Cascavel, Maringá, Pontal do Paraná
Piauí – Teresina
Rio de Janeiro – Campo Grande, Iguaba
Rio Grande do Norte – Natal
Rio Grande do Sul – Santo Ângelo, Porto Alegre, Gravataí, Santa Cruz do Sul, Rio Grande
Rondônia – Porto Velho
Roraima – Bela Vista
Santa Catarina – Itajaí, Joinville, Lajes, Florianópolis
Sergipe – Aracaju
São Paulo – Rio Preto, Suzano, Itu, São Paulo, Caieiras, Santa Bárbara D’Oeste, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Ubatuba, Mogi Guaçu, Barretos, Taubaté
Tocantins – Palmas

Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro
Jornalista Monica Cussi 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar