WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

03/04/2019 - Durante a posse Gremistas entregam a Piau pesquisa-ação realizada nos bairros

A posse dos Grêmios Estudantis, de alunos do 6º ao 9º ano, da Rede Municipal de Ensino foi, segundo o prefeito Paulo Piau, um marco para a cidade de Uberaba. O aluno Kevim Douglas Costa Sousa, representando os presidentes dos grupos eleitos, apresentou o resultado de pesquisa-ação, realizada em 2018 pelos alunos, apontando os principais problemas dos bairros e regiões em que as respectivas escolas estão inseridas. 


De acordo com o prefeito, o relatório será lido minuciosamente e o estudante será chamado durante reunião de secretários, para outra apresentação e despachos a cada Secretaria competente. “Essa tarde me deixou animado, com uma demonstração de fé e esperança em um povo melhor, com líderes preparados, com norte e rumo. O que vimos na ação-pesquisa é brilhante, porque dentro dos problemas poderemos enxergar potenciais. Além disso, evidenciou-se o sentimento de pertença. Esse documento será um marco para a cidade de Uberaba”, considera Piau. 


Silvana Elias, secretária de Educação se manifestou em versos. Como ela admite, os jovens a inspiram. Um dos trechos diz: “No Brasil há muito a fazer pra vida melhorar/Seja em casa ou na comunidade, é preciso perguntar/O que eu fiz de bom hoje para a vida transformar?/ Ser do grêmio é assumir compromissos e responsabilidades, /Dê sempre o seu exemplo, de acordo com sua possibilidade/Entre o bem e o mal, você tem liberdade pra escolher/Pense muito antes de agir, naquilo que te faz realmente crescer.”


O vereador Rubério Santos, membro da Comissão de Educação da Câmara Municipal enfatizou que ser gremista é trabalhar e se valorizar, mostrando que não é preciso muitos recursos quando se tem boa vontade. O vereador Alan Carlos, presidente da Comissão também esteve presente, além do secretário de Governo Luiz Humberto Dutra e representantes de outras autoridades. 


Os estudantes eleitos receberam os certificados em nome dos outros representantes dos grupos. Pedro Malaquias, da Escola Municipal Professora Norma Sueli comenta que com o trabalho dos Grêmios Estudantis todos os jovens podem ajudar a mudar a nação. 


Já Aline Victoria Silva, da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, salienta que levará dessa tarde uma mensagem muito boa. “Poderemos ajudar a construir um país melhor, se todos nós nos unirmos para conseguir ganhar o País inteiro”, sonha. 


A aluna surda, da Escola Municipal Frei Eugênio, Jéssica Aparecida Viana Sobrinho, eleita em 2019, conversou com Piau por meio de uma intérprete de Libras, pedindo exatamente mais profissionais nas escolas, que possam atender melhor às demandas da inclusão.


Aproveitando a deixa, houve uma manifestação simbólica pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com distribuição de fitas alusivas. De acordo com Denise Scussel, do Departamento de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação, dos mais de mil atendimentos realizados pelos profissionais da rede, 177 alunos foram diagnosticados como autistas e estudam na escola regularmente. Uberaba é referência em educação inclusiva para 39 municípios da região. 

Jorn. Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar