WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

23/03/2019 - Rota de Leitura: projeto-piloto acontece em 10 ônibus escolares da Prefeitura

O Departamento de Transporte Escolar e a Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, da Secretaria Municipal de Educação fizeram  parceria para o projeto-piloto Rota de Leitura. As crianças e adolescentes transportadas pela Prefeitura de Uberaba passam, muitas vezes, 20 minutos ou mais dentro dos ônibus. A ideia da secretária de Educação Silvana Elias é de que os alunos tivessem uma atividade lúdico-pedagógica no caminho entre a escola e a residência e vice-versa. 


A parceria foi possível e a logística do projeto está funcionando, como teste em 10 dos 40 ônibus que rodam com alunos do Município. Um dos objetivos é que as crianças e jovens se distraiam durante o percurso e, ao mesmo tempo em que é um momento de aprendizagem. Albano Cobo, chefe do departamento de Transporte Escolar da Semed conta que já tem percebido resultados significantes. “As crianças ficam mais calmas, alguns chegam a levar os livros para casa para terminarem a leitura”, completa. 


Os inspetores escolares, os responsáveis pelos alunos dentro dos ônibus, são os mediadores do projeto. A Biblioteca prepara caixas com livros de literatura de diversos gêneros e os inspetores distribuem aos estudantes. Segundo Helione Dias, chefe do Departamento de Bibliotecas, a reposição dos livros é feita gradativamente, e a intenção é estender a atividade para todos os ônibus. 


Silvana Elias considera que todo incentivo à leitura de alguma forma impacta a vida dos jovens. “De repente, no trajeto entre a casa e a escola, ele pode conhecer um mundo diferente, despertar interesses, ideias, imaginação e se formar como uma nova pessoa. Além disso, se ele se encantar, leva adiante”, finaliza. 

Jornalista Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar