WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

12/03/2019 - Reinvenção pedagógica dos UCAs gera economia

Cerca de 60 mil folhas foram economizadas em aplicação de provas do 6º ao 9º ano na rede municipal
 
Alunos da rede municipal de ensino de Uberaba, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, realizam provas diagnósticas nos UCAs (Um Computador por Aluno). A prova diagnóstica analisa qual o nível de desempenho dos alunos da rede municipal e é apresentada em formato PDF, fazendo parte do projeto de ressignificação e readequação dos UCAs feito pelo Departamento de Tecnologia e Informática Educacional (Detic), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dando um novo olhar pedagógico para as ferramentas.


Luiz Henrique Araújo, chefe do Detic, explica que as provas foram confeccionadas pelos professores da Casa do Educador, foram convertidas em arquivos de PDF e os arquivos colocados nos UCAs. Os alunos da rede lêem a prova em PDF e marcam o gabarito. “Tivemos uma economia de papel muito grande, pelas provas serem feitas dessa forma. Por alto, cada prova tem de três a cinco laudas. Em um universo de mais ou menos 12 mil alunos, dá para calcular uma economia de mais de 60 mil folhas, no mínimo para o município, além de estarmos utilizando uma ferramenta que já está à disposição”, destaca Luiz Henrique.


Outro benefício da aplicação das provas neste modelo, segundo o chefe do Detic, é que os alunos se acostumam a utilizar a marcação em gabarito, que também é feita em concursos e exames, como Enem e Prova Brasil. “Nossa intenção é que no próximo ano, os alunos possam fazer a prova diagnóstica online, com os alunos utilizando os UCAs, respondendo as questões via internet e o resultado já sai automático para a gente”, aponta.
 
Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar