WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

08/03/2019 - Combate à violência é tema no Dia Internacional da Mulher no CIM

Atividades se estendem por toda a semana e focam na participação masculina na luta contra a violência doméstica
 
Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tem cronograma especial de rodas de conversa, palestras e ações de conscientização e empoderamento em celebração ao Dia Internacional da Mulher entre os dias 08 e 14 de março. As atividades da Semana da Mulher 2019 começam na sexta-feira, dia 08 de março, com café da manhã para as mulheres e apresentações artísticas às 08h, no Centro Integrado da Mulher (CIM), localizado na Rua Luiz Próspero, 242. 


Após, uma palestra será realizada no local, dentro do Portas Abertas, das 08h30 às 10h30, com o tema “Inclusão, Educação e Empoderamento da Mulher”, ministrada pela gerente do CIM, Juciara Moura Limírio. Segundo Juciara, as atividades são abertas ao público. “Pode chegar e participar. Além da palestra, no mesmo dia vamos realizar outras duas atividades. Às 10h, nossa equipe técnica vai participar de uma Roda de Conversa com os alunos do ensino médio da Escola Estadual Henrique Krugger sobre violência doméstica e valorização da mulher, enquanto às 14h terá uma blitz e panfletagem educativa no semáforo da Medalha Milagrosa com Santos Dumont”, conta a gerente do CIM. 


Em continuidade as atividades, no dia 09 de março (sábado), será realizada uma Roda de conversa com grupo de mulheres da Associação “A Pequena Obra de Santa Beatriz” às 14h, na Igreja Santa Beatriz, no Jardim Uberaba. Já na segunda-feira, dia 11, a equipe técnica do CIM irá realizar palestra na Unidade de Atendimento ao Idoso (UAI) com a temática “Os condicionantes sociais da mulher em situação de violência doméstica” às 15h. 


Em 2019, as celebrações do Dia Internacional da Mulher contam com um diferencial. De acordo com o secretário da Seds, Marco Túlio Cury, foi feito o chamado para os homens também serem foco das atividades de conscientização sobre a luta contra a violência contra a mulher, um dos focos das celebrações deste ano. “Chamamos a atenção para este fato na Campanha do Laço Branco em 2018 e vamos realizar este ano. Temos que falar com os homens, para os homens também, para eles escutarem sobre como serem parceiros nessa luta. A violência contra a mulher tem várias formas, como sexual, psicológica, financeira, corporal, entre outras, e não podemos deixar. Temos que levar a informação para o homem também, para que eles nos ajudem no combate”, analisa o secretário. 


No dia 12 de março, a Seds realiza Roda de conversa com os trabalhadores do Horto Municipal às 09h sobre o tema “Conscientização do Homem para a temática da violência contra a mulher”, enquanto no dia 13, a atividade é realizada com os trabalhadores do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, às 12h, com a mesma temática. As atividades da Semana do Dia da Mulher da Seds encerram no dia 14, com uma palestra sobre “Violência contra as Mulheres” para o Projeto de Extensão Universitária “Madre Tereza de Calcutá” da Uniube, na Universidade às 18h.


Informação. O atendimento no Centro Integrado da Mulher funciona o ano todo. Em caso de denúncias, a mesma pode ser feita de forma anônima tanto pelo no número do Centro de Referência, 3312-9161, como pelo tridígito 180, que é o número nacional e funciona 24h. Em caso de necessidade de orientações, a pessoa pode ir ao Centro Integrado da Mulher, na Rua Luiz Próspero, 242, e conversar com uma técnica para decidir os próximos passos, se vai dar prosseguimento ou não a uma denúncia.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar