WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

16/02/2019 - Rede Municipal recebe 26 mil alunos na volta às aulas na segunda

A Rede Municipal de Ensino volta as aulas na segunda, 18 de fevereiro, com muitas novidades. O número de alunos atendidos pela Prefeitura de Uberaba, desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), é atualmente de 26 mil alunos.
O início do ano letivo conta com mais duas unidades novas, que serão inauguradas oficialmente até março. São aproximadamente mais 400 vagas para alunos até 5 anos.


A secretária de Educação Silvana Elias lembra o estudo de readequação de salas e número de alunos por turma, iniciativa que abriu espaço para mais 500 matrículas para a educação infantil, faixa etária em que há grande espera por vagas.


Na próxima semana, também serão entregues oficialmente os Kits Escolares e os Uniformes para todos os estudantes, cumprindo o compromisso do governo municipal em promover o bem-estar e a economia para a população. “Esses itens, mais do que um benefício, remetem ao cuidado com o outro. Quando o responsável cuida do material, faz a tarefa com o filho ou lava o seu uniforme para ir à escola, é uma demonstração de carinho, que para a criança é muito valoroso”, completa Silvana.


Já na EJA, o realinhamento das atividades ficará concentrado em seis núcleos estratégicos, por onde passam linhas de ônibus coletivo, além de mudanças na estrutura do atendimento, como por exemplo, dar o jantar aos alunos antes de entrarem para a sala. Ainda há vagas para essa etapa. 


Mesmo diante da grande dificuldade econômica pela qual passa o Brasil e, consequentemente os municípios, Uberaba ainda oferece um serviço de qualidade quando se fala em Educação, ocupando o primeiro lugar em Minas nesse quesito, concorrendo com cidades maiores. (Fonte: Frente Nacional de Prefeitos). E não é por menos. Os serviços não ficam somente dentro das 73 unidades escolares e os cerca de 4 mil servidores.


Há um trabalho de educação alimentar, com oferta de alimentação balanceada e saudável, terceirizada pela empresa Nutriplus e acompanhada por nutricionistas da Semed. Há investimento também em transporte escolar gratuito para alunos que moram em bairros onde não há escolas.
Também vale destacar os projetos como os dos Grupos de Liderança, as atividades de Tempo Integral com esporte e cultura. Aos profissionais há a formação gratuita via Casa do Educador e Polo UAB/Uberaba.


Entre os serviços de mais destaque está a Educação Inclusiva, que se tornou referência para 39 municípios da região e atende mais de mil alunos da rede encaminhados ao Centro de Referência de Educação Inclusiva (Crei). Quase todas as escolas são equipadas com as salas de Atendimento Educacional Especializado e os familiares dos estudantes também são acolhidos pela equipe.


E para finalizar, a Secretaria Municipal de Educação acabou de assumir a Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, com uma proposta inovadora para o incentivo à leitura e cultura em Uberaba.
 
Jornalista Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar